Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


internacional

Estátua de Mandela é "fonte de esperança"

por

HELENA TECEDEIRO  

Londres inaugurou efígie do primeiro presidente negro da África do Sul

"Apesar de esta estátua representar um homem, simboliza todos os que resistiram à opressão", disse um Nelson Mandela fraco mas sorridente na inauguração da sua estátua em Londres. A multidão reunida frente ao Parlamento britânico não poupou aplausos ao primeiro presidente sul-africano pós-apartheid e Nobel da Paz 1993, cuja efígie ficará ao lado das de outros dirigentes históricos como o britânico Winston Churchill ou o americano Abraham Lincoln.

Acompanhado da mulher, Graça Machel (viúva do ex-presidente moçambicano Samora Machel), Mandela, de 89 anos, recordou: "A história da luta [pela igualdade entre brancos e negros] na África do Sul está cheia de heróis, uns foram líderes, outros seguidores, mas todos merecem ser recordados." Preso durante 27 anos, Mandela foi libertado em 1990 e, quatro anos depois, tornou-se no primeiro presidente negro da África do Sul.

A cerimónia de ontem foi aberta por Wendy Woods, viúva do jornalista e activista anti-apartheid Donald Woods, autor desta iniciativa. Exilado em Londres até 1994, Woods faleceu em 2001. O primeiro-ministro Gordon Brown disse que a estátua de Mandela é "fonte de esperança" e passa para o mundo "uma poderosa mensagem: nenhuma injustiça dura para sempre e não há nada que um povo unido não consiga alcançar".

Da autoria de Ian Walters, a estátua, em bronze, tem 2,7 metros de altura. Divertido, Mandela recordou uma visita a Londres em 1962 durante a qual brincou com o colega de luta Oliver Tambo sobre o facto de um dia terem uma estátua ao lado da de Jan Smuts. O afrikaner (sul-africano descendente de colonos da Europa ocidental) foi primeiro-ministro nos anos 20 e 40 do século XX.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acha essencial haver eleições antecipadas na Câmara de Lisboa?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper