Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


sociedade

'Cannabis' da ilha do Pico está entre as melhores da Europa

por

PAULO FAUSTINO, Açores

DIREITOS RESERVADOS (imagem)  

A cannabis plantada na ilha do Pico, Açores, está entre as melhores da Europa, de acordo com a classificação de sites holandeses especialistas no tema. O clima húmido e o solo vulcânico garantem a sua boa qualidade, pelo que o número de plantações ilícitas tem vindo a crescer na região.

O Comando da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Horta, na ilha do Faial, deteve dois indivíduos e apreendeu no passado fim-de-semana mais 17 quilos de liamba (Cannabis Sativa L) na vizinha ilha do Pico que dariam para 42 500 doses individuais. É a segunda grande apreensão, num espaço de dias, que a Polícia faz na ilha-montanha, com condições climatéricas (humidade) e de terreno que favorecem o desenvolvimento da substância estupefaciente.

No início deste mês, a PSP já tinha apanhado 10 quilos de liamba; em Julho passado 1,2 quilos; e no primeiro semestre 3 quilos. Contas feitas, o ano de 2007 já ultrapassou os 30 quilos em plantas apreendidas, quando em 2006 este número situou-se nos 40 quilos. A mais recente operação policial na segunda maior ilha dos Açores foi o culminar de uma investigação que deteve na Madalena dois homens, de 40 e 17 anos.

É no Verão, altura em que a cultura floresce, que os indivíduos identificados como consumidores e traficantes utilizam a liamba plantada nas hortas de suas casas, ou então a proveniente de plantações maiores, situadas em terrenos isolados e de acesso difícil. E é quando apura que os suspeitos se deslocam a estas áreas mais remotas, durante os meses de Julho, Agosto e Setembro, que a Polícia monta a sua estratégia, avança para o terreno e apanha-os, por vezes, em flagrante delito.

Boa cotação internacional


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Os seus filhos adolescentes ainda querem fazer férias consigo?

SIM
NÃO
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper