Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


internacional

Inglaterra alagada teme o pior nos próximos dias

por

HUGO BORDEIRA, Londres

AP-RUI VIEIRA (imagem)  

As autoridades britânicas continuam a braços com uma catástrofe natural sem precedentes no Reino Unido nos últimos 60 anos, com várias regiões da Inglaterra ainda submersas e receosas do mau tempo que deverá continuar até sexta-feira. A zona mais afectada até agora é a do condado de Gloucestershire, onde 350 mil pessoas estão na iminência de ficar sem água potável e de terem de enfrentar novas inundações em consequência do transbordo dos rios Tamisa e Severn.

Nos últimos dias, os serviços de emergência não têm tido mãos a medir, já que as chuvas torrenciais afectaram toda a zona das Midlands, com particular incidência em Oxfordshire, Gloucestershire e Bedfordshire. Dezenas de milhares de pessoas ficaram já sem electricidade e a população de Witney teve mesmo de ser evacuada para abrigos temporários

Mas o pior ainda pode estar para vir, uma vez que os serviços de meteorologia referem fortes tempestades para esta madrugada.

Isto mesmo foi reconhecido pelo ministro do Ambiente no Parlamento, tendo Hilary Benn afirmado que a crise ainda estava "longe de estar ultrapassada", repetindo o que um porta-voz da Agência Ambiental já tinha sublinhado também. "Nunca lidámos com nada desta magnitude. O recorde tinha sido estabelecido em 1947, mas, nesta altura, já foi ultrapassado". Mais de dez mil residências foram afectadas e, segundo estimativas das seguradores, os prejuízos poderão ascender a três mil milhões de euros.

Em Gloucester, a central eléctrica ficou submersa e já foi desactivada, pelo que a região está também sem electricidade. Esta é a zona mais afectada da Inglaterra e que o primeiro-ministro Gordon Brown fez questão de sobrevoar ontem de helicóptero para apurar a gravidade da situação, depois de ter anunciado o reforço da ajuda para situações de emergência, como é o caso destas inundações, em mais 300 milhões de euros.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 

Especiais

Recuar
Avançar
PUBLICIDADE

Provedor do Leitor
Epaper
Feira do Livro


PATROCÍNIO
sondagem

Inquérito DN

Ajustamento do plano de ajuda financeira a Portugal é inevitável?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados




DN

Revistas de Imprensa

Revistas de Imprensa

Portugal

Grande Entrevista

Grande Entrevista

Desporto

Todas as notícias

Todas as notícias