por
PAULA SANCHEZ
TIAGO LOURENÇO (imagem)
Sem surpresas, a marcha de Alfama alcançou a vitória na 75.ª edição do concurso das Marchas Populares de Lisboa. Além de melhor marcha, Alfama conquistou a melhor coreografia e dividiu com Marvila o prémio de melhor figurino.
O prémio da melhor musicalidade foi repartido pelas marchas de Alfama, Marvila, Bairro Alto e Campolide, enquanto a Bica segurou o prémio da melhor letra e composição original. Marvila venceu ainda o prémio de melhor cenografia e Campolide o prémio de melhor desempenho do cavalinho.
A noite de Santo António, a mais longa de Lisboa, iniciou-se na Avenida da Liberdade, com o desfile das 18 marchas representativas de outros tantos bairros, mas a festa da cidade no interior dos bairros e nas colectividades durou até de madrugada, quando finalmente o júri do concurso divulgou a classificação final.
Acumular títulos
Alfama conquistou assim pela quarta vez consecutiva o título de melhor marcha, acumulando prémios diversos desde 1990. Nos últimos onze anos, o bairro onde o poeta Ary dos Santos "descansou o olhar" alcançou por oito vezes o título de melhor marcha. Só em 2001, 2002 e 2003, o primeiro lugar escapou às gentes de Alfama, mas ainda assim foram garantidos os prémios de melhor coreografia (2001 e 2002), figurinos (2001) e letra original (2003).
Beach Boys vão atuar no domingo
Inflação baixou para 3,5% em janeiro
Nuno Melo questiona pagamento de IRS retroativamente
Bolseiros entregam petição pela alteração de estatuto
Manifestação "contra as desigualdades e a pobreza"
Assaltos a ourivesarias sobem enquanto se estuda fenómeno
Idosos sobreendividados por ajudar filhos de meia-idade
1500 polícias desistem da farda em três anos
UE impõe condições para Grécia obter resgate
Passos diz que políticos portugueses não são bem pagos
"Somos portugueses, mas não somos baratinhos"
Reajustamento da ajuda não está em cima da mesa
Santana para Rosas: "Salazar é a sua tia!"
80 mil abortos 'por opção' desde 2007, 13 mil reincidentes
Gestores da TAP, RTP e CGD escapam a tetos salariais
Schulz justifica-se em português no Twitter
Se Passos não vem à AR "alguma coisa quer esconder"
Ajustamento do plano de ajuda financeira a Portugal é inevitável?
Feira do Livro
Guia Indispensável do Emprego
O número de leitores do DN aumentou 27%
Todas as Iniciativas DN