por
PAULA LOBO
Peça criada para mostra individual no Palácio Nani Bernando Lucheschi
Foram precisos cerca de 280 tachos de alumínio, com as respectivas tampas, para criar Dorothy. A sandália gigante que Joana Vasconcelos criou para a sua exposição individual a inaugurar amanhã em Veneza.
"Yellow Brick Road" - assim se chama a mostra promovida pelo grupo de coleccionadores da ADIAC- Portugal (Associação para a Difusão Internacional da Arte Contemporânea) e pela leiloeira francesa Artcurial - apresenta, no Palácio Nani Bernardo Lucheschi, três obras de grandes dimensões.
Donzela, a colcha de sete metros que já esteve em Santa Maria da Feira, vai ficar pendurada na fachada do edifício, que é vizinho do célebre Palácio Grassi. O Barco da Mariquinhas, todo revestido a azulejo, ficará ao lado da gôndola "da casa", no Grande Canal. E Dorothy, com 4,20 metros de comprimento 1,5 metros de largura, terá destaque no jardim.
"Já tinha este projecto pensado, mas não tinha havido oportunidade de o desenvolver. Como a ADIAC e a Artcurial vão fazer uma grande festa em Veneza para coleccionadores e me convidaram a apresentar um trabalho, chegou o momento de fazer esta sandália", explicou a artista ao DN, antes de viajar para Itália.
Providência cautelar pode contrariar acesso pago
Sp. Braga "assalta" o segundo lugar do FC Porto
BE e PCP criticam Gaspar, PSD não entende polémica
"Hat-trick" de Neymar apadrinha estreia de Fucile
Chris Brown nos Grammy três anos após agressão a Rihanna
Ryan Giggs no Manchester United até aos 39 anos
Idosos sobreendividados por ajudar filhos de meia-idade
1500 polícias desistem da farda em três anos
Passos diz que políticos portugueses não são bem pagos
Marines posam com bandeira nazi no Afeganistão
"Somos portugueses, mas não somos baratinhos"
UE impõe condições para Grécia obter resgate
80 mil abortos 'por opção' desde 2007, 13 mil reincidentes
Gestores da TAP, RTP e CGD escapam a tetos salariais
Schulz justifica-se em português no Twitter
Se Passos não vem à AR "alguma coisa quer esconder"
O homem que recusou saudar os nazis
Ajustamento do plano de ajuda financeira a Portugal é inevitável?
Feira do Livro
Guia Indispensável do Emprego
O número de leitores do DN aumentou 27%
Todas as Iniciativas DN