Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


nacional

Cargo de Charrua era de "confiança política"

por

SUSETE FRANCISCO  

Fernando Charrua não foi afastado da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) por ter insultado - ou dito uma anedota, consoante as versões - o primeiro-ministro. Porque foi então afastado o professor? Por razões de falta de confiança política, por exemplo. E de quem é o argumento? Nada menos que do PS.

"Não estamos a falar de um trabalhador que está no seu posto de trabalho natural, mas de alguém que foi requisitado à sua escola para desenvolver uma política educativa de determinado Governo, neste caso do PS", afirmou ontem o socialista João Bernardo, falando na Comissão Parlamentar de Educação. Face aos protestos da oposição, que corrigiu para "política educativa do País", o deputado reiterou: "Está a cumprir um programa de Governo." "Não estamos a falar de um funcionário da DREN, mas de um professor que é requisitado anualmente para apoio técnico-pedagógico" - um regime de requisição que "pressupõe um elo de confiança", sustentou ainda.

A comissão debateu ontem um requerimento do PSD que pedia a audição urgente da ministra da Educação, um pedido chumbado pelo PS, argumentando que por agora nada há para explicar ao nível do ministério, dado estar a correr um inquérito na DREN, não haver factos provados e não ter existido qualquer sanção. O PS fez por isso aprovar uma alteração à proposta do PSD, viabilizando a ida de Maria de Lurdes Rodrigues à AR, mas apenas quando estiver concluído o processo.

A questão provocou um aceso debate, com os partidos da oposição a apontarem para um "delito de opinião" e o PS a insistir que não há dados concretos que permitam ainda avalizar a situação. E a defender que o fim da requisição de serviço de Fernando Charrua na DREN é "normal" - "qualquer requisição pode ser cancelada a qualquer momento por interesse de uma parte." Uma tese contrariada pela oposição. "Um acto de mobilidade especial deve vigorar por um ano inteiro. Porque é que esta requisição é finalizada antes do prazo normal? Há aqui uma pena", sustentou o social-democrata José Cesário. "Não há nenhuma sanção", defendeu a socialista Manuela de Melo. Mas o PS já foi menos taxativo quanto à suspensão de funções de Charrua. Para João Bernardo, falar em suspensão preventiva "não corresponde minimamente à realidade". Porque "se houve foi cancelada. Se houve recurso [dessa suspensão] já não há". |


Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 

Especiais

Recuar
Avançar
PUBLICIDADE

Provedor do Leitor
Epaper
Feira do Livro


PATROCÍNIO
sondagem

Inquérito DN

Ajustamento do plano de ajuda financeira a Portugal é inevitável?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados




DN

Revistas de Imprensa

Revistas de Imprensa

Portugal

Grande Entrevista

Grande Entrevista

Desporto

Todas as notícias

Todas as notícias