Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


sociedade

Anti-inflamatório retirado do mercado

por

DIANA MENDES e RUTE ARAÚJO  

A Irlanda decidiu retirar do mercado o anti-inflamatório nimesulida, depois de seis pessoas terem de receber um transplante hepático e três morrerem de insuficiência grave do fígado. Em Portugal, os fármacos com esta substância activa vendem 3,5 milhões de unidades por ano. E vão continuar à venda. Pelo menos até que a autoridade europeia do medicamento analise o caso, o que vai acontecer esta segunda-feira.

A nimesulida (substância activa de 56 medicamentos comercializados em Portugal, como o Nimed ou o Aulin) já esteve sob o olhar atento das autoridades quando, em 2002, Espanha e Finlândia decidiram levantar a autorização de venda. A razão foi a mesma: doentes que estavam a tomar o remédio tiveram reacções adversas ao nível hepático.

Na sequência desta decisão, a autoridade europeia do medicamento, EMEA, decidiu rever a sua utilização mas, em 2004, concluiu que a avaliação do risco/benefício do fármaco era favorável e, por isso, manteve o produto no mercado. Contudo, lançou o alerta: o seu uso tem que ser escrupulosamente cumprido. É apenas indicado para o tratamento da dor aguda, da osteoartrose e das dores menstruais. No caso do gel, o uso deve cingir-se ao alívio da dor em entorses e tendinites agudas.

A dose máxima diária deve ser de 100 miligramas, duas vezes ao dia. E nunca deve haver uma toma prolongada do medicamento.

O Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento (Infarmed) emitiu ontem um comunicado dirigido aos profissionais de saúde onde relata os casos irlandeses. E explica que o risco de acontecerem problemas hepáticos existe, é conhecido dos profissionais de saúde e "um dos problemas de segurança" destes remédios. Mas é raro. Tem "uma frequência inferior a um caso em cada 10 mil doentes.


Ler Artigo Completo(Pág.1/3) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Pensa que Jorge Jesus devia entrar na lista para o prémio de Melhor Treinador do Mundo?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper