Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


sociedade

Anti-inflamatório retirado do mercado

por

DIANA MENDES e RUTE ARAÚJO  

A Irlanda decidiu retirar do mercado o anti-inflamatório nimesulida, depois de seis pessoas terem de receber um transplante hepático e três morrerem de insuficiência grave do fígado. Em Portugal, os fármacos com esta substância activa vendem 3,5 milhões de unidades por ano. E vão continuar à venda. Pelo menos até que a autoridade europeia do medicamento analise o caso, o que vai acontecer esta segunda-feira.

A nimesulida (substância activa de 56 medicamentos comercializados em Portugal, como o Nimed ou o Aulin) já esteve sob o olhar atento das autoridades quando, em 2002, Espanha e Finlândia decidiram levantar a autorização de venda. A razão foi a mesma: doentes que estavam a tomar o remédio tiveram reacções adversas ao nível hepático.

Na sequência desta decisão, a autoridade europeia do medicamento, EMEA, decidiu rever a sua utilização mas, em 2004, concluiu que a avaliação do risco/benefício do fármaco era favorável e, por isso, manteve o produto no mercado. Contudo, lançou o alerta: o seu uso tem que ser escrupulosamente cumprido. É apenas indicado para o tratamento da dor aguda, da osteoartrose e das dores menstruais. No caso do gel, o uso deve cingir-se ao alívio da dor em entorses e tendinites agudas.

A dose máxima diária deve ser de 100 miligramas, duas vezes ao dia. E nunca deve haver uma toma prolongada do medicamento.

O Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento (Infarmed) emitiu ontem um comunicado dirigido aos profissionais de saúde onde relata os casos irlandeses. E explica que o risco de acontecerem problemas hepáticos existe, é conhecido dos profissionais de saúde e "um dos problemas de segurança" destes remédios. Mas é raro. Tem "uma frequência inferior a um caso em cada 10 mil doentes.


Ler Artigo Completo(Pág.1/3) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acredita que Ricardo Salgado vai ter um julgamento justo?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper