Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


sociedade

Testes realizados subiram 40% num ano

 

Os testes ao HIV realizados nos Centros de Aconselhamento e Diagnóstico (CAD) existentes no País aumentaram 40% no último ano. O valor é adianta pelo coordenador Nacional de Luta contra Sida, Henrique Barros, e é uma das conclusões do relatório que a estrutura responsável pelo combate à doença se prepara para lançar.

O aumento do diagnóstico precoce da doença foi a prioridade defendida por Henrique Barros quando tomou posse, substituído Meliço-Silvestre em 2005. Dois anos depois, o responsável afirma que os testes ao HIV subiram num ano 40% nos 20 CAD do País - que além de aconselhamento fazem rastreios gratuitos e confidenciais. Mas os exames realizados fora destes centros tiveram um aumento mais modesto.

A subida tem seguido uma tendência recente. O número de pessoas que recorrem a estes testes tem aumentado de ano para ano: em 2000, fizeram-se mais de 2300 testes; dois anos depois aumentaram para quase seis mil; e em 2004 foram feitos mais de 8700 testes. Em 2005, mais de 23 mil pessoas foram atendidas nos CAD . Destas, 11 539 fizeram testes de HIV, por suspeitarem estarem infectadas ou apenas como medida de precaução, como se confirma pela percentagem de resultados HIV positivos: 1,85%. Mesmo assim, a doença continua sub-diagnosticada e sub-notificada em Portugal, que apresenta um dos índices mais preocupantes da Europa.

Criados centros de referência

O novo plano nacional de combate à sida, que terá vigência até 2010 e será divulgado nas próximas semanas, defende a criação de um conjunto de hospitais de referência para o tratamento. De acordo com Henrique Barros, o objectivo não é concentrar os cuidados aos doentes, que devem ser atendidos nos locais onde vivem, "mas colocar os médicos em contacto". Ou seja, não haverá fecho nem concentração de serviços - actualmente existem cerca de quatro dezenas de hospitais a acompanhar os infectados com HIV/sida.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 

Especiais

Recuar
Avançar
PUBLICIDADE

Provedor do Leitor
Epaper
Feira do Livro


PATROCÍNIO
sondagem

Inquérito DN

Ajustamento do plano de ajuda financeira a Portugal é inevitável?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados




DN

Revistas de Imprensa

Revistas de Imprensa

Portugal

Grande Entrevista

Grande Entrevista

Desporto

Todas as notícias

Todas as notícias