Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


cidades

CP vai ligar o Porto a Faro em seis horas a partir do dia 22

por

Leonor Matias

Amin Chaar (imagem)  

A partir do dia 22, a CP vai ligar directamente o Porto a Faro em seis horas, com paragens em Aveiro, Coimbra, Gare do Oriente (Lisboa), Pinhal Novo (Palmela) e Tunes. A transportadora, que vai realizar diariamente duas viagens em cada sentido, pretende aumentar a oferta com o novo serviço Alfa Pendular.

Diariamente a ligação será feita por quatro serviços, dois em cada sentido. O primeiro comboio parte do Porto às 06.00 e chega a Faro às 12.00, e o segundo, em sentido inverso, sai de Faro às 07.00 e termina a marcha às 13.00.

À tarde, o Alfa sai de Faro às 15.00 e chega ao Porto às 21.00. O serviço termina com a saída do último comboio do Porto às 16.00. Com este novo serviço, a CP oferece mais duas viagens por dia na principal ligação do serviço de longo curso: Lisboa-Porto.

Este ano, a CP estima ultrapassar os dois milhões de passageiros no Alfa Pendular Lisboa-Porto. O presidente da empresa admitiu ser ainda possível reduzir o tempo, congratulando-se com o facto de mais de 50% do transporte público entre as duas principais cidades do País competir à CP. Ainda quanto à Linha do Norte, Francisco Reis disse que a grande questão se centra "na capacidade e não na velocidade". Para melhorias significativas, teria de ser construída nova linha. A do Porto-Lisboa, referiu, "está a ficar esgotada".

Com este novo serviço de longo curso, a CP responde ao aumento da procura que registou o ano passado na ligação Lisboa-Porto, que cresceu 3,1% face a 2005, e mais de 7% entre Lisboa e Faro. A ligação vai ser feita com recurso aos dez comboios Alfa Pendular. Cardoso dos Reis, presidente da CP, disse ao DN que o número de comboios é suficiente e serão cumpridas as regras de gestão do parque: manter um comboio em manutenção, outro de reserva e oito em circulação.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 

Especiais

Recuar
Avançar
PUBLICIDADE

Provedor do Leitor
Epaper
Feira do Livro


PATROCÍNIO
sondagem

Inquérito DN

Ajustamento do plano de ajuda financeira a Portugal é inevitável?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados




DN

Revistas de Imprensa

Revistas de Imprensa

Portugal

Grande Entrevista

Grande Entrevista

Desporto

Todas as notícias

Todas as notícias