Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


sociedade

Corpo do mágico Houdini vai ser desenterrado para provar homicídio

por

Ângela Marques  

Camisas-de-forças, correntes, cadeados. Dentro de caixas, de pernas para o ar ou debaixo de água. Com o truque certo, Houdini livrou-se de tudo, em todos os lugares. Só não se livrou da morte, há 81 anos. Oficialmente, morreu de uma infecção generalizada depois de ter sido agredido. Mas um sobrinho-neto do mágico anunciou que vai tratar da documentação para que seja desenterrado e analisado. É que ninguém o convence de que o tio-avô não foi envenenado por espíritas cujas artimanhas denunciava em palco.

Nunca foi provado, mas sempre constou que os autores do espancamento foram membros da seita "Os Espíritas", um grupo que fazia sessões de espiritismo, a que pertencia Sir Arthur Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes. Houdini infiltrou-se várias vezes nessas reuniões, disfarçado e acompanhado por um agente da polícia, para depois, em palco, explicar como eram feitos os truques que os Espíritas atribuíam a almas de outro mundo.

E recebeu ameaças. Dois anos antes de o mágico ser espancado, já Conan Doyle tinha planos para o seu futuro: "Um dia haverá de receber o que merece no resto da sua curta vida." A 22 de Outubro de 1926, com 52 anos, quando se preparava para mais um espectáculo, foi agredido com dois socos que lhe rebentaram o apêndice. Morreu nove dias depois no Grace Hospital, em Detroit. Mas não foi autopsiado.

"A morte de Houdini chocou toda a nação [Estados Unidos], se não mesmo o mundo. Talvez seja agora a altura ideal para verificarmos uma segunda vez as causas da sua morte", disse George Hardeen, o sobrinho-neto, na conferência de imprensa que convocou para anunciar que vai tratar da exumação do corpo do tio-avô.

O lançamento de uma nova biografia, A Vida Secreta de Houdini, terá relançado as suspeitas sobre a morte do mágico e convencido a família a tentar a exumação, que depende de uma ordem judicial. Segundo George Hardeen, uma equipa de peritos poderá examinar o corpo e, usando a tecnologia actual, descobrir se, como suspeitam, o mágico foi envenenado com arsénio.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
Amazing Romance in Thailand - DN Destaque (Participação)
25 Abril Concurso de Fotografia
Epaper

PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

PS tem condições para assumir a governação do país?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper