por
Paula Brito
Final de tarde de quinta-feira. Ricardo recosta-se na cadeira, fecha os olhos, estica as pernas, os braços para cima e solta em voz alta um "Acabei!" Sinal de ponto final no expediente do criativo numa pequena agência de publicidade. "Já posso ver televisão", continua ao mesmo tempo que, num movimento automático, se endireita frente ao ecrã do computador para aí agora digitar www.tvtuga.com. O canal Band foi o escolhido para matar saudades de casa, mas é hora da novela... então, a Globo é a opção que se segue. "Boa. Está dando o Globo Esporte!", exclama, feliz, embora baixinho como se de um precioso segredo se tratasse.
Esta foi a forma que Ricardo encontrou para encurtar a distância em relação ao seu país natal, o Brasil. Como ele está toda uma comunidade de cibernautas de várias nacionalidades, que usa o site gratuito de televisão online TVtuga.com, lançado em finais de Setembro de 2006 por um grupo de "carolas". Para ver o TVtuga basta ter o Windows Media Player, o Real Player, o JavaScript e, claro, ligação à Internet de banda larga.
Segundo dados revelados ao DN por Nuno Guerreiro, administrador do projecto 100% nacional, com base na medição de tráfego da Alexa.com, 73,9% dos utilizadores/telespectadores do TVtuga provêm de Portugal, seguindo-se o Brasil, residentes cá e no estrangeiro. "Os emigrantes procuram o site como 'ponte' entre o que não conseguem ver no estrangeiro e as suas raízes em Portugal e os residentes em Portugal procuram conteúdos que não conseguem através da televisão convencional ou alternativas para quando não possuem um aparelho de TV por perto", explica Nuno Guerreiro. Trata-se de uma audiência com idades entre os 16 e os 30 anos, sendo para a mesma que o grupo, "inicialmente três pessoas hoje várias", trabalha nos canais.
Actualmente, o site tem dezenas de canais, distribuídos por 17 géneros: portugueses, brasileiros, generalistas, desporto, premium sports, futebol live, informação, música, infantil, filmes, humor, jogos, adultos, entretenimento, documentários e áreas de webcams (com trânsito das ruas do Porto), rádios (algumas das mais importantes regionais) e um espaço de fórum onde a equipa do TVtuga recolhe sugestões dos seus utilizadores. Neste site é possível ver os canais portugueses RTP, SIC e TVI, mas também as televisões regionais online como a Aveiro TV, TV Beja, TV Évora ou Politécnico TV.
Entre as dezenas de canais estrangeiros, dentro dos vários géneros, estão o Band, Globo, Sky Sports, Euro News, Sky, BBC (Espanha), MTV (Itália), Cartoon, Action Cartoon (China), Moove e Hyp TV (Reino Unido), Fashion TV (França) ou National Geographic (USA). "O que temos hoje poderá ser diferente do que teremos amanhã ou daqui a um mês, tudo depende das entidades que transmitem o sinal dos canais", explica Nuno Guerreiro.
UE impõe condições para Grécia obter resgate
1500 polícias desistem da farda em três anos
Cinco agências de publicidade na corrida à Galp
Ritmo de reformas na CGA está a abrandar
2011 foi o segundo melhor ano para sapatos portugueses
"Somos portugueses, mas não somos baratinhos"
Souza no Grémio é desilusão para os adeptos do Vasco
Alemanha pronta para flexibilizar plano português
Meo permite ao cliente criar o seu canal de TV
Rinaudo fala do "melhor departamento médico do mundo"
Zebras têm riscas pretas e brancas para afastar as moscas
Feira do sexo quer ser "mais didática"
Santana para Rosas: "Salazar é a sua tia!"
80 mil abortos 'por opção' desde 2007, 13 mil reincidentes
Gestores da TAP, RTP e CGD escapam a tetos salariais
Schulz justifica-se em português no Twitter
Ahmadinejad convida Bento XVI a visitar o Irão
Se Passos não vem à AR "alguma coisa quer esconder"
Ajustamento do plano de ajuda financeira a Portugal é inevitável?
Feira do Livro
Guia Indispensável do Emprego
O número de leitores do DN aumentou 27%
Todas as Iniciativas DN