Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


economia

Produtores garantem milho para bioetanol

por

Ana Tomás Ribeiro  

O presidente da Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo, Luis Vasconcellos e Souza, disse ontem ao DN que Portugal vai precisar de cerca de 400 mil toneladas de milho para responder às necessidades de matéria-prima dos dois projectos de bioetanol previstos, até agora, para o País - o da Sapec e o da Fomentinvest -, o que significa produzir mais do dobro do que em 2006. Isto apesar de o ano passado não ser um exemplo, dado que graças à seca, foi mau. Num ano médio, o País produz cerca de 700 mil toneladas. Vasconcellos e Souza falava à margem do V Congresso Nacional do Milho, organizado pela associação a que preside, e que este ano se debruçou sobre a questao dos biocombustíveis.

Na opinião daquele responsável, "o desenvolvimento da indústria de bioetanol pode ser uma oportunidade de negócio para os agricultores nacionais e o País tem capacidade para assegurar a produção necessária para os dois projectos de que se fala". Contudo, sublinha, para apostarem neste negócio, os produtores precisam de garantias do Governo e dos promotores dos projectos.

"O Executivo tem de tomar uma de duas opções: ou compra o produto acabado, ou seja, o bioetanol, ao Brasil, ou assegura as condições para que se produza em Portugal aquele biocombustível." Um projecto que, segundo o presidente da ANPROMIS, "mais do que criar novos postos de trabalho vai manter muitos e fixar populações no mundo rural".

No entanto, também admite que da parte do secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, António Castro Guerra, a garantia de que o concurso para a atribuição de licenças para a produção de bioetanol vai decorrer durante o segundo semestre deste ano.

Do lado da indústria, é importante para os produtores que "se estabeleçam contratos a longo prazo, no mínimo a três anos, a e apreços que asegurem a rentabilidade das produções", adiantou.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Coleção DN 150 anos - DN Destaque
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Como classifica a entrevista do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ontem à RTP?

Muito boa
Boa
Medíocre

Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper