Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


economia

Produtores garantem milho para bioetanol

por

Ana Tomás Ribeiro  

O presidente da Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo, Luis Vasconcellos e Souza, disse ontem ao DN que Portugal vai precisar de cerca de 400 mil toneladas de milho para responder às necessidades de matéria-prima dos dois projectos de bioetanol previstos, até agora, para o País - o da Sapec e o da Fomentinvest -, o que significa produzir mais do dobro do que em 2006. Isto apesar de o ano passado não ser um exemplo, dado que graças à seca, foi mau. Num ano médio, o País produz cerca de 700 mil toneladas. Vasconcellos e Souza falava à margem do V Congresso Nacional do Milho, organizado pela associação a que preside, e que este ano se debruçou sobre a questao dos biocombustíveis.

Na opinião daquele responsável, "o desenvolvimento da indústria de bioetanol pode ser uma oportunidade de negócio para os agricultores nacionais e o País tem capacidade para assegurar a produção necessária para os dois projectos de que se fala". Contudo, sublinha, para apostarem neste negócio, os produtores precisam de garantias do Governo e dos promotores dos projectos.

"O Executivo tem de tomar uma de duas opções: ou compra o produto acabado, ou seja, o bioetanol, ao Brasil, ou assegura as condições para que se produza em Portugal aquele biocombustível." Um projecto que, segundo o presidente da ANPROMIS, "mais do que criar novos postos de trabalho vai manter muitos e fixar populações no mundo rural".

No entanto, também admite que da parte do secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, António Castro Guerra, a garantia de que o concurso para a atribuição de licenças para a produção de bioetanol vai decorrer durante o segundo semestre deste ano.

Do lado da indústria, é importante para os produtores que "se estabeleçam contratos a longo prazo, no mínimo a três anos, a e apreços que asegurem a rentabilidade das produções", adiantou.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acredita que Portugal pode ter um cargo de topo na Comissão Europeia?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper