por
Ana Suspiro
Os combustíveis em Portugal estão entre os que mais subiram na Europa no ano passado. A conclusão é válida mesmo descontando o efeito do agravamento dos impostos, avaliando apenas as variações de preço fixadas pelas petrolíferas.
Portugal foi o segundo país da UE a aumentar mais o preço da gasolina no ano passado e, mesmo descontando os impostos, está no grupo dos quatro únicos países onde o preço deste combustível subiu , uma tendência que se mantém no início de 2007 (ver página do lado). Na maioria dos países da UE (20), o preço sem impostos da gasolina até desceu , reflectindo a acentuada queda do petróleo nos últimos quatro meses de 2006. A média ponderada na Europa desceu quase 4% (1,5 cêntimos por litro); em Portugal, a gasolina subiu 0,9% (0,4 cêntimos/litro), um acréscimo só superado pela Finlândia.
O preço médio semanal por país, com e sem impostos, é divulgado pela Direcção-Geral de Energia da Comissão Europeia. O preço sem impostos é fixado pelas petrolíferas e revela a dinâmica de cada mercado, descontando o efeito da intervenção dos governos. Analisando o preço final, com a carga fiscal incluída, a gasolina portuguesa continua a ser a segunda que mais subiu nos 25 Estados membros em 2006.
O gasóleo, por seu lado, foi o terceiro que mais aumentou, reflectindo o agravamento de 2,5 cêntimos por litro no imposto petrolífero. No gasóleo (sem impostos), a evolução é menos gravosa para o consumidor nacional, mas Portugal continua a fazer parte do grupo limitado de países, - oito em 25 - que registou um aumento no preço anual deste combustível (0,5%). Nos outros 17 membros da UE, o preço fixado pelas empresas desceu em 2006 - a baixa média foi de 1,8%.
Quando observamos como respondeu cada mercado à evolução das cotações do petróleo, verificamos que Portugal está no grupo de países onde os preços mais aumentaram na fase da escalada, até ao início de Agosto. Já quando o crude começou a baixar, o mercado português, embora tenha também reflectido estas baixas, não foi dos mais agressivos, ficando sempre na metade dos países que menos desceram os preços e aquém das médias europeias, quer na gasolina quer no gasóleo.
José Graça é candidato à concelhia do PSD de Loulé
Carnaval é "batalha perdida para o Governo", diz Marcelo
Feira do sexo quer ser "mais didática"
Dados europeus desmentem subida de abortos em Portugal
Quebra de 20 por cento nas dádivas de sangue
Alemanha pronta para flexibilizar plano português
Santana para Rosas: "Salazar é a sua tia!"
O homem que recusou saudar os nazis
Príncipe Harry coroado "Top Gun"
Encontradas jóias no valor de 7 milhões de euros
Margarida Blasco é a nova polícia dos polícias
Senhorio obrigado a realojar em caso de obras
80 mil abortos 'por opção' desde 2007, 13 mil reincidentes
Gestores da TAP, RTP e CGD escapam a tetos salariais
Aguiar-Branco diz que responde a dirigentes partidários
Schulz justifica-se em português no Twitter
Ahmadinejad convida Bento XVI a visitar o Irão
Pensa que os militares têm razão nas reivindicações que fazem ao Governo?
Feira do Livro
Guia Indispensável do Emprego
O número de leitores do DN aumentou 27%
Todas as Iniciativas DN