Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


economia

Pedido de aumento salarial tem de ser bem preparado

por

Maria João Espadinha  

Pedir um aumento exige preparação, habilidade, a escolha da altura certa e um plano alternativo. Implica ainda ter em conta uma regra básica, muitas vezes negligenciada: um incremento na remuneração é baseado na performance do colaborador e no facto de a sua função ter procura no mercado de trabalho.

"A pior coisa que se pode fazer é pedir um aumento com base em motivos pessoais", afirma Bill Coleman, especialista em compensação do site salary.com, em declarações à revista Forbes. "Também é má ideia fazê-lo se a companhia está a registar despedimentos. As 'estrelas' poderão conseguir um aumento porque a empresa precisa de reter os seus melhores colaboradores. Mas se não tem a certeza de pertencer à elite, então é porque não pertence", diz.

O primeiro passo para pedir um aumento, refere o especialista, é fazer uma lista dos objectivos cumpridos no ano anterior. Se, por exemplo, for o melhor vendedor da empresa, então deve levar os números para a reunião com o superior para suportar o pedido. O chefe deve ser recordado do número de novos clientes conseguidos ou dos clientes habituais que não mudaram para a concorrência.

Antes de se dirigir ao superior hierárquico, o colaborador deve aumentar o seu conhecimento sobre a empresa, através dos relatórios e contas, caso seja uma empresa cotada, ou então através de documentos internos, caso se trate de uma empresa fora da bolsa. "Se houve despedimentos e grandes cortes de despesas, e as secretárias continuam vazias, então não espere muito, senão mesmo nada", salienta a Forbes.

Uma forma de calcular o montante do aumento é pesquisar os valores estimados para as subidas salariais nesse ano, que são divulgados por empresas de estudos e pelo Estado, no caso da função pública.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
Epaper

PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Concorda que professores sejam avaliados através de uma prova?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper