Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


economia

Cidades atraem mais turistas do que os destinos sol e mar

 

As cidades estão a receber cada vez mais turistas, que procuram sobretudo programas ligados à cultura, aos city breaks, gastronomia, turismo náutico e negócios. O sector sol e mar tem vindo a cair na preferência dos turistas e esta realidade reflecte-se nos crescimentos que a região norte e a cidade de Lisboa evidenciaram nos últimos anos. A região norte foi, em 2006, a que maior crescimento registou nas dormidas de turistas, quer nacionais quer estrangeiros, em estabelecimentos hoteleiros, com um aumento de 11,9% face a 2005, seguida de muito perto por Lisboa, que apresentou um acréscimo nas dormidas de 11,8%. O Algarve foi a região que menos cresceu (2%), a seguir ao Alentejo, com um aumento de apenas 0,8%, face ao ano de 2005.

De uma forma generalizada, o País registou um acréscimo de 5,4% nas dormidas face a 2005.

A Associação de Turismo de Lisboa revelou recentemente que Lisboa foi a segunda cidade europeia que mais dormidas de turistas registou no ano passado, a seguir a Barcelona. No conjunto foram comparadas nove cidades, tendo sido analisadas - além de Lisboa e Barcelona - Berlim, Estocolmo, Zurique, Viena, Munique, Copenhaga e Budapeste.

Lisboa registou, no global, mais de sete milhões de dormidas, um crescimento de 11,8% face a 2005. Barcelona lidera o ranking, com 11,4 milhões de dormidas, mais 12%. Budapeste ocupa o último lugar, com apenas 5,2 milhões de dormidas, que reflectem um decréscimo de 7,9% em relação a 2005.

A oferta de quartos de hotel em Lisboa cresceu 4,5% no ano passado. Na região norte, a zona do Douro é a que maior procura tem registado por parte dos turistas, a par da cidade do Porto, que, à semelhança de Lisboa, tem crescido graças ao aumento das companhias low cost (baixo custo) no aeroporto Sá Carneiro. A maioria dos turistas são espanhóis e ingleses. LM


Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Aumento de capital é suficiente para resolver crise no BES?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper