Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


cidades

Primeira universidade sénior de Loures já tem cem alunos

por

Luciana Leitão

em Loures  

Aos 64 anos, Perpétua da Fonseca regressa à escola onde trabalhou. Mas desta vez como aluna. Inscrita na primeira Universidade Sénior de Loures nas disciplinas de Música, Inglês, Tai-Chi e Informática, esta antiga professora primária está "ansiosa por começar". E até inscreveu o marido "sem ele saber". As aulas começam hoje e já há cem alunos inscritos.

Reformada há cinco anos, Perpétua "estava a levar uma vida calma de mais". Casada e com um filho "já fora de casa", procura ocupar o tempo a "trabalhar na Misericórdia". Quando lhe perguntaram se poderia leccionar na Universidade Sénior, respondeu que não. E optou por inscrever-se como aluna. "Tenho a mesma força de vontade de antes, apesar de não ter a mesma frescura", acrescenta. Às escondidas, acabou por também inscrever o marido para "estimular o diálogo".

Escolheu Inglês, por "sentir necessidade" de aprender a língua. Quanto à Música, foi por curiosidade. E numa altura em que já ninguém vive sem computadores, "quer saber mais". Tai-Chi será "uma experiência". Mas também "gostaria de ter Dança e Culinária".

Perpétua foi professora primária durante 30 anos, tendo leccionado a maior parte da sua vida em Loures. Nos dois últimos anos no activo esteve na escola do bairro açoriano, o local onde passará a funcionar a Universidade Sénior. Agora como aluna, vê as diferenças. "Está com um tecto falso, um soalho novo, escadas mais largas, rampas para deficientes, para além de ter um pátio arranjado", declara.

Com arranque previsto para hoje, a universidade já conta com cem alunos. Destinada a pessoas com mais de 50 anos, os estudantes podem inscrever-se por disciplina, pagando oito euros de jóia e cinco de mensalidade. História, Geografia, Português, Inglês, Francês, Antropologia, Socorrismo, Artes Decorativas, Saúde, Tai-Chi e Informática são algumas das cadeiras.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Governo devia fiscalizar empresas que contratam enfermeiros abaixo da tabela?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper