Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


sociedade

Aquecimento do planeta é irreversível

por

Rita Carvalho  

O aquecimento global já atingiu uma fase irreversível e o principal responsável por este fenómeno, que ameaça a própria viabilidade do planeta, é o Homem. É esta a grande conclusão do quarto relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas das Nações Unidas que será divulgado no início do ano. Uma mensagem que sai da boca de 2500 cientistas, agora de forma clara e inequívoca, e que não traz boas notícias.

Se no relatório anterior, de 2001, os cientistas foram cautelosos em atribuir as causas do aquecimento global às actividades humanas, neste novo documento a ligação é estabelecida de forma clara. É a prova de que nos últimos seis anos muitas previsões se evidenciaram e que muitos estudos e investigações se produziram sobre a matéria.

Um dos redactores do documento, cujo esboço foi ontem avançado pelo jornal espanhol El Pais, afirma: "Um grupo de provas cada vez maior sugere uma influência humana discernível em aspectos do clima como as ondas de calor e outros fenómenos extremos como tempestades e chuvas."

Os cientistas referem ainda como altamente improvável (ou seja, com menos de 5% de probabilidade) que a recente mudança climática seja causada pela variabilidade natural do clima. As justificações a cem por cento são excluídas destas análises, pois o risco de afirmar que uma onda de calor se deve à acção do homem é tão grande como atribuir a causa de um cancro do pulmão de um fumador apenas ao consumo de tabaco.

Estas conclusões são politicamente relevantes porque advém do próprio painel das Nações Unidas. E, principalmente, para países como os Estados Unidos que têm tentado minimizar a importância deste fenómeno e se mantém alheados das grandes estratégias para o combater, como o Protocolo de Quioto.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acredita que o ébola vai chegar a Portugal?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper