Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


economia

Um novo paradigma

por

Helena Sacadura Cabral  

No seu livro Un nouveau paradigme, Alain Touraine analisa a evolução histórica das relações entre política, economia e sociedade na velha Europa. As questões que se seguem são as que consideramos merecerem maior destaque.

O seu ponto de partida situa- -se nos séculos XI e XII - curiosamente, os da fundação e consolidação da nossa nacionalidade - quando o poder político se começa a libertar do poder religioso e as monarquias, à margem da Igreja, dão os primeiros passos na demarcação do território da sua soberania.

Mais tarde, o poder político alia-se ao económico, e o mercantilismo faz surgir a ideia de que príncipes e mercadores têm interesses convergentes, com a riqueza dos últimos a alimentar os bolsos dos primeiros.

Depois, com o liberalismo do séc. XIX, o poder económico liberta-se do poder político e a economia autonomiza-se, conduzindo à grande transformação das velhas nações europeias, que adoptam a economia de mercado. Estas três etapas marcam, de acordo com o autor, a laicização e a privatização dos destinos europeus.

O fim do séc. XIX e o séc. XX vêm introduzir uma nova aliança. É a vez da economia e do social, cujas raízes mergulham nas du-ras condições do operariado, tidas como demolidoras das bases da economia de mercado. Contudo, é no "fordismo" que a questão social faz desabrochar a sociedade industrial.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Governo devia fiscalizar empresas que contratam enfermeiros abaixo da tabela?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper