Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


sociedade

Tarefeiros custam 40 euros por cada hora de trabalho

 

Um médico tarefeiro custa, em média, 40 euros por hora a uma unidade de saúde, mas os valores podem chegar aos 60 em algumas especialidades. Um montante que representa o dobro do que é pago pelo trabalho acrescido aos médicos do quadro - entre 12 e 19 euros, em regime de 35 horas semanais, ou entre 17 e 29 euros, no caso de terem exclusividade.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, refere que nas empresas de recrutamento há médicos que trabalham no Serviço Nacional de Saúde e que complementam o seu salário com esta actividade, mas também muitos estrangeiros indiferenciados - que não têm uma especialidade médica. "Há de tudo. São médicos que correm o País inteiro, trabalhando horas a fio."

E, apesar dos custos elevados, são cada vez mais os hospitais a recorrer a estes serviços. A Select Clinical é um das 40 empresas que trabalham nesta área e foi pioneira no serviço. A multinacional iniciou o recrutamento de profissionais na área da saúde há quatro anos e diz que, apesar de ser ainda "um sector residual" da sua actividade, está em franco crescimento. Hoje têm contratos com três dezenas de hospitais públicos, por todo o País, mas trabalham também com clínicas privadas.

"É um mercado muito recente mas muito carente", diz Luís Gonzaga Ribeiro, director da empresa para a área da saúde. A carteira de profissionais de saúde - médicos, enfermeiros e auxiliares - chega aos 400. Destes, 80 a 90 são clínicos. Sobre os requisitos exigidos a estas pessoas, Luís Gonzaga Ribeiro explica que a empresa responde na exacta medida "daquilo que é pedido pelos hospitais". "As exigências que fazemos aos profissionais são sempre aquelas que o cliente nos faz a nós." E assegura que a maioria das unidades de saúde "pede médicos com experiência de cinco anos." A Grande Lisboa e o Grande Porto, onde existem hospitais e centros de saúde em maior número, são as zonas onde a procura é maior. Mas em algumas especialidades, como a anestesiologia ou a pediatria, os médicos são quase impossíveis de encontrar. A maioria dos clínicos desta empresa é de medicina interna ou familiar. Por mês, cada um chega a receber entre dois mil a três mil euros.

Se há quatro anos poucos ofereciam este serviço, a Select diz que a concorrência é cada vez maior, com a emergência de várias "pequenas empresas regionais". RA


Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 

Especiais

Recuar
Avançar
PUBLICIDADE

Provedor do Leitor
Epaper
Feira do Livro


PATROCÍNIO
sondagem

Inquérito DN

Pensa que os militares têm razão nas reivindicações que fazem ao Governo?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados




DN

Revistas de Imprensa

Revistas de Imprensa

Portugal

Grande Entrevista

Grande Entrevista

Desporto

Todas as notícias

Todas as notícias