Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


sociedade

Novo observatório espacial da NASA vai estudar o Sol a três dimensões

por

Rute Araújo  

A NASA prepara-se para revelar ao mundo as primeiras imagens do Sol a três dimensões. Depois de várias adiamentos, por motivos técnicos, já seguiram para o espaço dois satélites que têm como principal missão estudar a actividade que se produz à superfície daquela estrela - como as erupções solares - e registá-la em imagens com ilusão de profundidade. Quando forem transmitidas para Terra, será apenas necessário comprar óculos 3-D para observar o Sol como se lá tivesse estado.

Os próximos três meses servirão para os dois satélites se alinharem e encontrarem posição para lá da Lua. Só depois começarão a captar imagens. Para realizar estas manobras vão aproveitar a gravidade lunar. Um vai posicionar-se à frente da Terra na sua trajectória em volta do Sol, o outro fará o mesmo mas na posição de retaguarda.

O objectivo deste observatório espacial, que recebeu o nome de Stereo, é imitar a forma como os dois olhos captam as imagens à sua frente, obtendo o efeito de profundidade. Desta forma, conseguirão captar imagens em três dimensões.

A missão terá uma duração de dois anos e um custo estimado de quase 500 milhões de euros. Mas a tarefa do Stereo não se fica pelas retransmissão das imagens. Os cientistas esperam que os dados ajudem a perceber por que razão ocorrem as erupções solares, como se formam e que caminho tomam. Para isso, os dois satélites estão também equipados com mecanismos que permitem medir a intensidade magnética das partículas lançadas durante uma erupção.

O Stereo "vai ajudar os cientistas a ter um melhor conhecimento do Sol e da sua actividade, algo que nunca conseguimos obter a partir da Terra ou de qualquer outra missão", afirmou Nick Chrissotimos, responsável da agência espacial norte-americana pelo projecto.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acredita que Ricardo Salgado vai ter um julgamento justo?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper