Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


sociedade

Novo observatório espacial da NASA vai estudar o Sol a três dimensões

por

Rute Araújo  

A NASA prepara-se para revelar ao mundo as primeiras imagens do Sol a três dimensões. Depois de várias adiamentos, por motivos técnicos, já seguiram para o espaço dois satélites que têm como principal missão estudar a actividade que se produz à superfície daquela estrela - como as erupções solares - e registá-la em imagens com ilusão de profundidade. Quando forem transmitidas para Terra, será apenas necessário comprar óculos 3-D para observar o Sol como se lá tivesse estado.

Os próximos três meses servirão para os dois satélites se alinharem e encontrarem posição para lá da Lua. Só depois começarão a captar imagens. Para realizar estas manobras vão aproveitar a gravidade lunar. Um vai posicionar-se à frente da Terra na sua trajectória em volta do Sol, o outro fará o mesmo mas na posição de retaguarda.

O objectivo deste observatório espacial, que recebeu o nome de Stereo, é imitar a forma como os dois olhos captam as imagens à sua frente, obtendo o efeito de profundidade. Desta forma, conseguirão captar imagens em três dimensões.

A missão terá uma duração de dois anos e um custo estimado de quase 500 milhões de euros. Mas a tarefa do Stereo não se fica pelas retransmissão das imagens. Os cientistas esperam que os dados ajudem a perceber por que razão ocorrem as erupções solares, como se formam e que caminho tomam. Para isso, os dois satélites estão também equipados com mecanismos que permitem medir a intensidade magnética das partículas lançadas durante uma erupção.

O Stereo "vai ajudar os cientistas a ter um melhor conhecimento do Sol e da sua actividade, algo que nunca conseguimos obter a partir da Terra ou de qualquer outra missão", afirmou Nick Chrissotimos, responsável da agência espacial norte-americana pelo projecto.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Coleção DN 150 anos - DN Destaque
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN (Pintura) (22-24Nov)



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Como classifica a atuação da justiça portuguesa nos últimos meses?

Muito boa
Boa
Média

Muito má
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper