Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


internacional

Os últimos dias de Jonas Savimbi na versão de quem o acompanhou

por

Armando Rafael  

Relato dos últimos dias de vida de Jonas Savimbi, denúncia de uma traição ou mero ajuste de contas? Qual destas características se adequa melhor para descrever o livro - Memórias de um Guerilheiro - que o actual líder parlamentar da UNITA, Alcides Sakala, lança hoje à tarde na Fundação Mário Soares, em Lisboa?

São três anos e meio de memórias, que se iniciam em Dezembro de 1998 e que terminam em Março de 2002, quando representantes do Governo de Angola e da UNITA decidiram pôr termo a quase três décadas de guerra no país, dias depois da morte de Jonas Savimbi.

"Fizemos da morte em combate do Presidente Savimbi uma oportunidade para a paz", escreve Alcides Sakala, que fez parte da coluna que acompanhou o líder da UNITA nesta espécie de recriação da "longa marcha" que a guerrilha percorreu após a Independência, em 1975. Só que desta vez, havia uma diferença substancial: em vez da Jamba, esperava-os uma decisão. Que fazer?

"A UNITA poderia ter continuado a luta da resistência, talvez (...) na província do Moxico ou em circunstância mais difíceis (...) nas províncias de Kuanza-Sul e de Benguela. Contudo, resistiríamos por mais quanto tempo, com a carga de sanções a pesarem nossas costas, num mundo em mudança?"

Perseguidos, com fome e, sobretudo, já exaustos, como se depreende pelo relato, minucioso, que o então responsável pelas relações internacionais da UNITA foi fazendo ao longo desses três anos e meio, que mais poderiam fazer os seus responsáveis do que aceitar o acordo que Luanda lhes propôs?


Ler Artigo Completo(Pág.1/3) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Concorda com a escolha de Carlos Moedas para comissário europeu?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper