Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


sociedade

A Lua também pode ser um planeta?

por

Eduardo Peres  

Nem mesmo a Lua terrestre escapa à polémica gerada com a nova definição de planeta proposta pela União Astronómica Internacional (UAI) reunida em Praga, na República Checa.

" Se a Terra e a Lua sobreviverem tempo suficiente, a Lua terá que ser reclassificada como planeta", afirma Gregory Laughlin, pesquisador de planetas extra-solares da Universidade da Califórnia.

A confusão instalou-se com a nova definição proposta na passada semana na UAI, segundo a qual todos os objectos que giram em torno do Sol são planetas, excepto se andarem à volta de outro planeta. Mas existe uma outra condição para legitimar o estatuto de planeta: se o centro de gravidade estiver fora do astro maior, então o mais pequeno também passa a ser merecedor do tão prestigiante título, tal como poderá acontecer com Caronte, o satélite natural de Plutão. Proposta que foi criticada por alguns astrónomos.

É certo que o centro de gravidade ainda se mantém de pedra e cal no planeta azul, mas existe uma questão que ainda não tinha sido levantada. O nascimento da Lua resultou de uma catastrófica colisão, que ocorreu há mais de quatro mil milhões de anos. Tudo isto começou bem próximo do nosso planeta, mas com o passar do tempo o satélite tem vindo gradualmente a fugir da influência terrestre. Actualmente, a lua afasta-se 3,74 centímetros todos os anos.

Nada disto deverá acontecer no próximo milhar de milhão de anos. Terra e Lua teriam que sobreviver às mais remotas possibilidades de catástrofe, como a transformação do sol num grande gigante vermelho, que segundo Laughlin e outros cientistas, poderá engolir o nosso planeta. Se a Terra e a Lua sobreviverem, o retrocesso do satélite natural irá fazer com que o centro de gravidade se desloque para fora do nosso planeta. Nestas circunstâncias, disse Laughlin, a Lua deverá ser promovida à classe dos planetas.


Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
Epaper

PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Concorda que professores sejam avaliados através de uma prova?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper