Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


sociedade

A Lua também pode ser um planeta?

por

Eduardo Peres  

Nem mesmo a Lua terrestre escapa à polémica gerada com a nova definição de planeta proposta pela União Astronómica Internacional (UAI) reunida em Praga, na República Checa.

" Se a Terra e a Lua sobreviverem tempo suficiente, a Lua terá que ser reclassificada como planeta", afirma Gregory Laughlin, pesquisador de planetas extra-solares da Universidade da Califórnia.

A confusão instalou-se com a nova definição proposta na passada semana na UAI, segundo a qual todos os objectos que giram em torno do Sol são planetas, excepto se andarem à volta de outro planeta. Mas existe uma outra condição para legitimar o estatuto de planeta: se o centro de gravidade estiver fora do astro maior, então o mais pequeno também passa a ser merecedor do tão prestigiante título, tal como poderá acontecer com Caronte, o satélite natural de Plutão. Proposta que foi criticada por alguns astrónomos.

É certo que o centro de gravidade ainda se mantém de pedra e cal no planeta azul, mas existe uma questão que ainda não tinha sido levantada. O nascimento da Lua resultou de uma catastrófica colisão, que ocorreu há mais de quatro mil milhões de anos. Tudo isto começou bem próximo do nosso planeta, mas com o passar do tempo o satélite tem vindo gradualmente a fugir da influência terrestre. Actualmente, a lua afasta-se 3,74 centímetros todos os anos.

Nada disto deverá acontecer no próximo milhar de milhão de anos. Terra e Lua teriam que sobreviver às mais remotas possibilidades de catástrofe, como a transformação do sol num grande gigante vermelho, que segundo Laughlin e outros cientistas, poderá engolir o nosso planeta. Se a Terra e a Lua sobreviverem, o retrocesso do satélite natural irá fazer com que o centro de gravidade se desloque para fora do nosso planeta. Nestas circunstâncias, disse Laughlin, a Lua deverá ser promovida à classe dos planetas.


Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar
EntrepostoCRP SemanaCliente - DN 300x100
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

O PS devia dizer já como reestruturar a dívida?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper