Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


opiniao

As lembranças de Sião

por

Vasco Graça Moura

Professor universitário  

No termo da primeira Guerra Mundial, a declaração Balfour e o mandato britânico na Palestina foram enquadrados pela conferência de San Remo (1920) na perspectiva do Tratado de Versalhes. Logo nesse ano, os judeus foram atacados pelos árabes na Galileia.

Em 1921, entrou em funções o grande mufti de Jerusalém, Haji Amin al-Husaini, cujo ódio visceral aos judeus o levou a criar um conselho muçulmano que passou imediatamente à jihad e ao terrorismo e esteve na origem do pogrom desse ano. Mais tarde, foi adepto convicto da "solução final" de Hitler.

Elie Kedourie observa terem sido os Husainis "quem dirigiu a estratégia política dos palestinianos até 1947 e os levou à ruína absoluta".

Em 1937, uma comissão presidida por Lord Peel propôs que Israel ficasse aproximadamente com um quarto do território e os palestinianos com os restantes três quartos. Os judeus acabaram por aceitar. Ficavam só com parte da Galileia e uns 30 km de costa entre Gaza e Acre. Jerusalém seria um enclave sob controlo britânico. Os árabes recusaram. E, em 1938, na Conferência do Cairo, acordaram na obstrução a Israel por todos os meios.

Na proposta de divisão feita pela ONU em 1947, a proporção seria de 50% para cada lado. Empurrava o povo de Israel para o Negev e o Mar Morto e excluía os lugares judeus por excelência, como a Judeia, a Samaria, a Margem Ocidental do Jordão e Jerusalém. Mas os judeus voltaram a aceitar. Segundo Abba Eban, desistiam de lugares de forte simbolismo religioso e histórico, em favor de uma política que evitasse "qualquer conflito com as realidades demográficas existentes. Tratava-se de estabelecer os judeus onde os árabes não estivessem em posse fixa e estável."


Ler Artigo Completo(Pág.1/5) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 

Especiais

Recuar
Avançar
PUBLICIDADE

Provedor do Leitor
Epaper
Feira do Livro


PATROCÍNIO
sondagem

Inquérito DN

Ajustamento do plano de ajuda financeira a Portugal é inevitável?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados




DN

Revistas de Imprensa

Revistas de Imprensa

Portugal

Grande Entrevista

Grande Entrevista

Desporto

Todas as notícias

Todas as notícias