Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


boa_vida

Feira medieval alia-se ao artesanato

por

Sandra Bento

Em Bragança  

Feira das Cantarinhas, que se realiza amanhã e depois em Bragança, traz à cidade transmontana milhares de visitantes, nacionais e espanhóis, que chegam, sobretudo, para levar as pequenas peças de barro (cantarinhas) que já perderam o seu carácter utiliário e se transformaram em simples lembranças, objectos decorativos representativos do artesanto local.

Talvez por isso mesmo a organização tenha voltado a optar pela realização em simultâneo da Feira do Artesanato, modelo já utilizado há alguns anos, mas que fora abandonado. Na sua 20.ª edição, a Feira do Artesanato vai decorrer na Praça Camões "para defender também os interesses dos comerciantes do centro da cidade", refere António Carvalho, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Bragança (ACISB), entidade que organiza ambos os certames. Este ano optou-se pela redução do número de participantes em cerca de 20%, pois "queremos apresentar artesanato de qualidade com artesãos a trabalhar ao vivo", explica o responsável.

António Carvalho refere ainda que a organização das duas feiras em conjunto não é tarefa fácil para a associação. No entanto, "pode trazer mais-valias para o comércio local, porque nesta altura a cidade de Bragança recebe milhares de visitantes" vindos de todo o país e até da vizinha Espanha.

A tradição…

Com origem na Idade Média, a Feira das Cantarinhas realizava-se dentro das muralhas da cidadela. Até há 50 anos ainda mantinha marcas tipicamente medievais, embora tenha abandonado a área do castelo para se instalar no coração da cidade. Encarada como uma celebração festiva, atraía a população que chegava logo de manhã cedo, vinda das aldeias próximas, e ía em busca do "renovo" (produtos agrícolas para semear).


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Pensa que Jorge Jesus devia entrar na lista para o prémio de Melhor Treinador do Mundo?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper