Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


economia

Selo do carro vai ser pago através da Internet

por

Rudolfo Rebêlo  

OGoverno prepara-se para alterar a forma de pagamento do imposto municipal sobre veículos, o vulgar "selo do carro". O imposto passará obrigatoriamente a ser liquidado através da Internet, com o pagamento - uma receita camarária, mas cobrada pela máquina fiscal - a ser efectuado no mês da matrícula do automóvel. Os novos moldes de pagamento entram em vigor já este ano, provavelmente em Maio.

O pagamento do imposto terá meia dúzia de passos: o contribuinte, proprietário do automóvel, submete, via Net, a declaração do imposto com os seus dados pessoais, bem como os referentes ao veículo. Após validação dos serviços, imprime uma "guia de pagamento" com a respectiva referência de pagamento multibanco. Por fim, mais tarde, após o pagamento, o vulgar "selo do carro" será enviado pela administração fiscal para a morada do contribuinte.

Até agora, anualmente entre Maio e Junho, dezenas de milhares de proprietários dos veículos ligeiros eram obrigados a adquirir o dístico nas tesourarias das finanças ou nos revendedores de valores selados, em papelarias ou quiosques autorizados. Resultado: milhões de horas eram desperdiçadas em quilómetros de filas para liquidar e pagar um imposto camarário.

Este ano, os contribuintes serão chamados a pagar o imposto de acordo com o mês a que respeita a matrícula do veículo. Se, por exemplo, a "chapa" do veículo corresponder a Setembro, então o contribuinte terá esse mês para liquidar e pagar o imposto camarário.

Será obrigatório o recurso à via electrónica para conseguir a respectiva guia de pagamento, já que, de acordo com os planos do fisco, as tesourarias, tal como os tradicionais pontos de venda deixam de vender os dísticos.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
Amazing Romance in Thailand - DN Destaque (Participação)
25 Abril Concurso de Fotografia
Epaper

PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Vai pedir mais vezes fatura para se poder habilitar ao sorteio de um carro topo de gama?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper