Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


economia

Selo do carro vai ser pago através da Internet

por

Rudolfo Rebêlo  

OGoverno prepara-se para alterar a forma de pagamento do imposto municipal sobre veículos, o vulgar "selo do carro". O imposto passará obrigatoriamente a ser liquidado através da Internet, com o pagamento - uma receita camarária, mas cobrada pela máquina fiscal - a ser efectuado no mês da matrícula do automóvel. Os novos moldes de pagamento entram em vigor já este ano, provavelmente em Maio.

O pagamento do imposto terá meia dúzia de passos: o contribuinte, proprietário do automóvel, submete, via Net, a declaração do imposto com os seus dados pessoais, bem como os referentes ao veículo. Após validação dos serviços, imprime uma "guia de pagamento" com a respectiva referência de pagamento multibanco. Por fim, mais tarde, após o pagamento, o vulgar "selo do carro" será enviado pela administração fiscal para a morada do contribuinte.

Até agora, anualmente entre Maio e Junho, dezenas de milhares de proprietários dos veículos ligeiros eram obrigados a adquirir o dístico nas tesourarias das finanças ou nos revendedores de valores selados, em papelarias ou quiosques autorizados. Resultado: milhões de horas eram desperdiçadas em quilómetros de filas para liquidar e pagar um imposto camarário.

Este ano, os contribuintes serão chamados a pagar o imposto de acordo com o mês a que respeita a matrícula do veículo. Se, por exemplo, a "chapa" do veículo corresponder a Setembro, então o contribuinte terá esse mês para liquidar e pagar o imposto camarário.

Será obrigatório o recurso à via electrónica para conseguir a respectiva guia de pagamento, já que, de acordo com os planos do fisco, as tesourarias, tal como os tradicionais pontos de venda deixam de vender os dísticos.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB
PEPE Jornadas Empreendedorismo Turismo - DN Destaque

Especiais

Recuar
Avançar
TSF Superbrand - DN destaque
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Tensão do Ocidente com a Rússia pode favorecer a Base das Lajes?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper