O antigo ditador chileno Augusto Pinochet perdeu a imunidade de que gozava, o que abre caminho ao seu julgamento por uso indevido de fundos públicos. O Tribunal da Relação recusou um apelo interposto pelo advogado do general e decidiu aprovar a sentença que retirava a imunidade ao antigo Presidente.
Pinochet, de 90 anos, poderá ser julgado no âmbito de um processo que envolve contas bancárias secretas e evasão fiscal, num montante de 28 milhões de dólares, cerca de 24 milhões de euros.
Actualmente sob detenção domiciliária, o general poderá ser igualmente processado pelo seu papel na chamada Operação Condor, um massacre de opositores do seu regime ocorrido em 1975.
Assumindo o poder na sequência de um golpe de Estado sangrento, em 1973, Augusto Pinochet chefiou o Chile até 1990, sendo responsável pela morte ou desapare-cimento de pelo menos 3 mil pessoas.
Reagindo à decisão da Relação, o seu advogado, Pablo Rodriguez, afirmou em Santiago que Pinochet viveu um ano de "perseguição grosseira". Na opinião de Rodriguez, as decisões dos tribunais são decepcionantes, "pois vejo que o critério político se sobrepõe ao judiciário".
UE impõe condições para Grécia obter resgate
1500 polícias desistem da farda em três anos
Cinco agências de publicidade na corrida à Galp
Ritmo de reformas na CGA está a abrandar
2011 foi o segundo melhor ano para sapatos portugueses
"Somos portugueses, mas não somos baratinhos"
O homem que recusou saudar os nazis
Príncipe Harry coroado "Top Gun"
Souza no Grémio é desilusão para os adeptos do Vasco
Senhorio obrigado a realojar em caso de obras
Mulher obrigava mãe de 77 anos a viver fechada na garagem
Vila do Conde: Câmara dá tolerância aos funcionários no Carnaval
Santana para Rosas: "Salazar é a sua tia!"
80 mil abortos 'por opção' desde 2007, 13 mil reincidentes
Gestores da TAP, RTP e CGD escapam a tetos salariais
Schulz justifica-se em português no Twitter
Ahmadinejad convida Bento XVI a visitar o Irão
Se Passos não vem à AR "alguma coisa quer esconder"
Ajustamento do plano de ajuda financeira a Portugal é inevitável?
Feira do Livro
Guia Indispensável do Emprego
O número de leitores do DN aumentou 27%
Todas as Iniciativas DN