Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


sociedade

Entre o plasma e o LCD uma questão de tamanho

por

hugo bordeira  

Plasma ou LCD? É uma escolha que provavelmente muitos portugueses vão enfrentar neste Natal se quiserem adquirir uma televisão digital plana e com melhor qualidade de imagem. E no momento de dar o passo da TV tradicional de tubos de raios catódicos (CRT) para um sistema mais so- fisticado, convém ter presente as vantagens e desvantagens das duas alternativas.

A primeira coisa a ter em atenção é a dimensão do painel. Tipicamente, o plasma é uma tecnologia com melhor qualidade quando se pretende uma tela de grandes dimensões, acima das 40 polegadas. O LCD, por seu turno, é uma tecnologia de cristais líquidos que vingou nos computadores portáteis e que hoje está em ascensão, apresentando um excelente desempenho para ecrãs mais pequenos (tipicamente até às 37 polegadas, apesar de já existirem alguns modelos de 40 polegadas).

Em termos puramente comerciais, há que dizer que actualmente o LCD tem mais saída que o plasma. Segundo dados fornecidos por Filipe Sá Nogueira, director de marketing da Sonicel (que representa a Panasonic em Portugal), em 2004 vendeu-se um total de 35 300 aparelhos LCD e quase 17 mil plasmas. Para 2005, este responsável previa vendas totais de 32 500 plasmas (o dobro face a 2004) e 97 mil LCD (o triplo em relação ao ano passado).

"Esta diferença nas vendas explica-se pelo facto de haver mais oferta de LCD do que plasmas, já que começam nas 20 polegadas e vão até às 40. Já o plasma só faz sentido para ecrãs grandes, sendo relativamente mais barato que o LCD nos tamanhos iguais", sublinha Filipe Sá Nogueira, representante da Panasonic.

Também Fernando Miranda, director comercial em Portugal da LG Electronics (um dos maiores fabricantes mundiais de plasmas e LCD), explica a racionalidade dos consumidores. "Entre os ecrãs médios e mais pequenos, até às 32 polegadas, o mercado escolhe geralmente o LCD. Daí para cima é o plasma", afirma.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Coleção DN 150 anos - DN Destaque
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN (Pintura) (22-24Nov)



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Como classifica a atuação da justiça portuguesa nos últimos meses?

Muito boa
Boa
Média

Muito má
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper