por
marcos cruz
A Casa de Serralves expõe, de hoje a 15 de Janeiro, os quatro projectos vencedores do BES Revelação, iniciativa conjunta do Banco Espírito Santo e da Fundação de Serralves, levada a cabo este ano pela primeira vez, mas com continuidade já assegurada.
Num universo de 115 projectos, o júri, composto por Ute Eskilsen (directora do departamento de fotografia do Museu Folkwang, Essen), Jürgen Bock (director da esco- la de artes visuais Maumaus), Nuria Eguita (directora da Fundação Tápies, Barcelona) e Ricardo Nicolau (crítico de arte), elegeu os trabalhos de Ramiro Guerreiro, João Seguro, Sylvie Martel Rouquet e Carlos Lobo, todos eles relacionados com a fotografia - como estava previsto no regulamento - mas de formas diversas.
90º, por exemplo, é apresentado em vídeo, resultando de filmagens feitas a partir de um helicóptero. O ritmo da imagem acelera e desacelera, o que faz oscilar o seu objecto, ou seja, uma parcela de terra e tudo o que nela se passa, entre a dimensão real e a abstracta. Subvertendo "as lógicas normais de captação da imagem", João Seguro, o autor, diz ter querido questionar a "formatação do olhar".
Em Surfaces, Carlos Lobo apresenta fotografias de interiores de vários espaços expositivos (do Museu Martins Sarmento, em Guimarães, à Frieze Art Fair, de Londres), focalizadas em objectos não artísticos - mobiliário, sinalética, armazenamento, limpeza... - que acabam por adquirir aquele estatuto, mesmo "não deixando de ser o que são", como ressalva o autor.
On habit, de Sylvie Martel Bouquet, é uma abordagem humorística da relação entre imagem e texto. Fotografias de objectos de uso comum surgem acompanhadas de narrativas pessoais, corresponden- do cada uma destas à personagem, ficcionada, cujo nome aparece em cima.
UE impõe condições para Grécia obter resgate
1500 polícias desistem da farda em três anos
Cinco agências de publicidade na corrida à Galp
Ritmo de reformas na CGA está a abrandar
2011 foi o segundo melhor ano para sapatos portugueses
"Somos portugueses, mas não somos baratinhos"
O homem que recusou saudar os nazis
Príncipe Harry coroado "Top Gun"
Souza no Grémio é desilusão para os adeptos do Vasco
Senhorio obrigado a realojar em caso de obras
Mulher obrigava mãe de 77 anos a viver fechada na garagem
Vila do Conde: Câmara dá tolerância aos funcionários no Carnaval
Santana para Rosas: "Salazar é a sua tia!"
80 mil abortos 'por opção' desde 2007, 13 mil reincidentes
Gestores da TAP, RTP e CGD escapam a tetos salariais
Schulz justifica-se em português no Twitter
Ahmadinejad convida Bento XVI a visitar o Irão
Se Passos não vem à AR "alguma coisa quer esconder"
Ajustamento do plano de ajuda financeira a Portugal é inevitável?
Feira do Livro
Guia Indispensável do Emprego
O número de leitores do DN aumentou 27%
Todas as Iniciativas DN