Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


tema

Tsunami entrou 250 metros na Baixa lisboeta

por

F. N.  

"A estes impulsos se retirou o mar, deixando nas suas margens ver o fundo ás agoas nunca de antes visto e encapellando-se estas em altíssimos montes, se arrojarão pouco depois sobre todas as povoaçoens maritimas com tanto impeto que pareciam querer sumergillas extendendo os seus limites (...) Havia muita gente buscada nas margens do Tejo (...). Eis que de repente entra o mar pela barra com huma furiosa inundação de agoas."

Foi assim o tsunami causado pelo terramoto de 1755 na descrição de Moreira de Mendonça e citado pelos investigadores Maria Ana Baptista e Miguel Miranda no livro "Terramotos e Tsunamis" (Ed. Livro Aberto, Outubro de 2005), coordenado por Paula Teves Costa.

O testemunho de um cidadão britânico que residia na capital, citado na mesma obra, fala da destruição junto ao Terreiro do Paço "As ondas furiosas depedação as âncoras, quebram as amarras, e entrão pelas ruas, e praças vizinhas. O Caes da Pedra se aparta da terra e rola no rio, e a Alfândega se abate com todas as suas fazendas (...)."

Depois da ruína dos edifícios que sepultou milhares de pessoas - 10 mil, 50 mil, os números diferem consoante as fontes - foi a vez da água chegar em fúria. Sem aviso, tal como terramoto. Calcula-se que o tsunami tenha vitimado 900 pessoas, só em Lisboa.

Sabe-se hoje que não foi uma onda, mas "uma sucessão de três e que a maior não terá sido necessariamente a primeira", explica Maria Ana Baptista, a investigadora do Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa que fez o estudo do tsunami de 1755.


Ler Artigo Completo(Pág.1/3) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Como é que PSD e CDS devem concorrer às próximas legislativas?

Coligados
Separados
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper