Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


artes

Em defesa dos artistas do Norte

por

marcos cruz  

Prestes a celebrar dez anos de existência, a GDA, entidade de gestão colectiva dos direitos dos artistas, abriu ontem a sua representação no Porto, tendo como responsáveis o músico/jurista Miguel Guedes, vocalista dos Blind Zero, e o actor Nuno Simões.

O objectivo de descentralizar este organismo, que se ocupa não dos direitos de autor, como a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), mas dos direitos conexos, ou seja, dos afins ou vizinhos daqueles, é estabelecer uma relação de maior proximidade com os artistas do Norte, "fazendo-lhes chegar a mensagem de que se se junta- rem têm mais possibilidades de ser efectivos na cobrança daquilo que lhes pertence por lei". Quem o diz é Miguel Guedes, já menos atido às eventuais virtudes da união entre GDA e SPA, por serem entidades que "cobram, administram e distribuem direitos diferentes", mesmo agindo ambas na defesa da propriedade intelectual. É, em todo o caso, como concordaram Guedes e Pedro Oliveira (ex-Sétima Legião), responsável pela sede lisboeta, um assunto "a merecer reflexão".

Em termos práticos, o trabalho da GDA arranca quando determinado produto artístico já foi fixado, em suporte áudio ou audiovisual, e incide quer na monitorização das suas posteriores utilizações (na rádio, na televisão, na Internet ou noutros domínios), quer na negociação de tarifas com os vários agentes, quer na cobrança e distribuição das verbas daí decorrentes. Acresce a isto a possibilidade de aceder a ajudas pontuais de carácter assistencial (jurídicas e médicas, por exemplo) para os artistas.

Convém referir que por artistas se entende, aqui, apenas actores, bailarinos e músicos. Ontem mesmo, aliás, para assinalar a abertura da delegação, um representante mediático de cada uma daquelas áreas efectuou a sua inscrição. Foram eles António Capelo, Né Barros e Mário Barreiros. Segundo Miguel Guedes, já se registaram na sede nortenha cerca de 100 artistas. Os interessados em engrossar o leque devem fazê-lo no 123 da Praça Carlos Alberto, 4º andar, sala 41, podendo obter informações detalhadas no site www.gdaie.pt.


Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Pedidos de desculpa de ministros favorecem a sua imagem?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper