por
Luciana Leitão
A Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE), a Federação Nacional de Professores (Fenprof) e a Federação Nacional de Ensino e Inovação (FNEI) admitem a possibilidade de aderir à greve da função pública, caso o Governo "continue a desrespeitar a dignidade dos professores". Segundo representantes das respectivas estruturas, João Dias da Silva (FNE), Augusto Pascoal (Fenprof) e Carlos Chagas (FNEI) a decisão final só será tomada depois de uma reunião conjunta entre todas as estruturas, mas cuja data ainda não está marcada. Neste encontro serão também discutidos outras formas de luta.
Mas a FNE manifestou ontem em conferência de Imprensa o seu descontentamento em relação à política do Governo sobre as medidas que atingem os docentes portugueses e aproveitou para fazer um balanço negativo do arranque do ano lectivo. Em causa estão o congelamento temporário da progressão automática nas carreiras, o aumento da idade de reforma e a reorganização de horários. Na conferência, que a FNE aproveitou para assinalar o Dia Mundial do Professor que se celebra hoje, criticou ainda o novo regime de substituição de docentes, o qual "permitirá que docentes dos 2º e 3º ciclos do ensino básico sejam chamados a tomar conta das crianças do 1º ciclo, em parte da componente não lectiva do seu horário". Quanto à possibilidade de professores do 1º ciclo tomarem conta de crianças no período pós-lectivo para darem cumprimento à escola a tempo inteiro, a FNE considera "pouco dignificante da classe docente", defendendo que as actividades curriculares e extra-curriculares e o regresso a casa deve caber aos não docentes.
A possibilidade de docentes de outro ciclo e de outra disciplina poderem substituir um professor ausente também foi apontado.
BE: Vítor Gaspar de andar de "mão estendida" em Bruxelas
Governo vai penalizar o abandono das terras
Queda de passageiro pára linha azul do metro de Lisboa
Foto da Primavera Árabe vence World Press Photo
Gulbenkian mostra a arca do poeta e escritos inéditos
Real Madrid 'proíbe' Barcelona de jogar no Barnabéu
Idosos sobreendividados por ajudar filhos de meia-idade
Marines posam com bandeira nazi no Afeganistão
Passos diz que políticos portugueses não são bem pagos
1500 polícias desistem da farda em três anos
FBI divulga ficheiro secreto sobre Steve Jobs
UE impõe condições para Grécia obter resgate
80 mil abortos 'por opção' desde 2007, 13 mil reincidentes
Gestores da TAP, RTP e CGD escapam a tetos salariais
Schulz justifica-se em português no Twitter
Se Passos não vem à AR "alguma coisa quer esconder"
O homem que recusou saudar os nazis
Ajustamento do plano de ajuda financeira a Portugal é inevitável?
Feira do Livro
Guia Indispensável do Emprego
O número de leitores do DN aumentou 27%
Todas as Iniciativas DN