Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


tema

Mais escutas telefónicas na UE

 

O Governo britânico tenciona propor novas medidas de combate ao terrorismo no quadro da União Europeia. A revelação foi feita pelo Sunday Express, segundo o qual Londres apostaria no alargamento das escutas telefónicas e na intercepção do correio electrónico, como forma de evitar novos atentados. De acordo com o mesmo jornal, as propostas do Executivo de Tony Blair poderiam vir a ser apresentadas quarta-feira, quando os responsáveis pelas pastas do Interior dos países da UE se reunirem em Bruxelas para analisar as consequências dos atentados de Londres para a segurança europeia.

Esta reunião extraordinária dos 25 ministros do Interior da UE foi solicitada por Madrid, onde em 2004 se registou um outro atentado da Al-Qaeda.

A avaliar pelas revelações do Sunday Express, o responsável pela pasta do Interior do Reino Unido, Charles Clark, tencionaria propor aos seus colegas a adopção de medidas que permitiriam às autoridades policiais e judiciais da União Europeia escutar quaisquer conversas telefónicas ou interceptar todas as comunicações electrónicas suspeitas por um período alargado - seis a 12 meses.

No mesmo plano, Clark estaria também a preparar-se para sugerir nessa reunião uma maior comunicabilidade entre as diferentes bases de dados no seio da UE, incluindo as que envolvem informações confidenciais sobre suspeitos de ligações a actos terroristas.

O objectivo seria permitir o rápido cruzamentos de informações sobre movimentos de armas, explosivos e dinheiro entre distintas redes de terroristas à escala da UE.


Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 

Especiais

Recuar
Avançar
PUBLICIDADE

Provedor do Leitor
Epaper
Feira do Livro


PATROCÍNIO
sondagem

Inquérito DN

Pensa que os militares têm razão nas reivindicações que fazem ao Governo?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados




DN

Revistas de Imprensa

Revistas de Imprensa

Portugal

Grande Entrevista

Grande Entrevista

Desporto

Todas as notícias

Todas as notícias