Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


tema

Papa proíbe registo de imagens dos últimos momentos

por

licínio lima  

João Paulo II deixou escrito que rejeita a captação de imagens do seu corpo durante os ritos fúnebres para divulgação pública, quer em fotografia quer em vídeo. A disposição está consagrada na Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis (Todo o Rebanho do Senhor), escrita em 1996, a qual representa uma espécie de testamento sobre as suas últimas vontades.

"Não é lícito a ninguém fotografar nem captar imagens do Sumo Pontífice, seja pelo meio que for, quer doente na cama, quer já defunto, nem gravar em fita magnética as suas palavras para depois reproduzi-las", lê-se no documento.

Esta proibição de captação de imagens e som dos últimos momentos surge em consequência do ocorrido no tempo de Paulo VI - o escândalo em 1958 quando um dos seus médicos, Gáleas Lisi, publicou em livro fotografias de Pio XII no leito, com a máscara de oxigénio.

Na Morte. Logo que os médicos declararam a morte cerebral de João Paulo II, a primeira providência foi chamar o cardeal camerlengo, Eduardo Martínez Somalo, que na Cúria Romana preside à Câmara Apostólica e conduz a administração temporal do Vaticano durante a Sede Vacante.

De pé, ao lado do corpo, tocou três vezes na testa do Sumo Pontífice com um martelinho de prata e chamou-o outras tantas vezes pelo nome de baptismo ( não pelo nome que adoptou ao ser eleito). Em seguida, anunciou o falecimento "Vere papa mortuus est" (o Papa na verdade morreu). Após este rito, retirou e quebrou o anel do Pescador usado pelo Papa com o nome gravado - símbolo que evoca o momento em que Jesus disse a Pedro - o primeiro pontífice - que viria a ser pescador de almas.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Coleção DN 150 anos - DN Destaque
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

A eliminação do Benfica das competições europeias vai obrigar o clube a vender jogadores em janeiro?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper