Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


sociedade

Desequilíbrio de gene pode ser causa de esquizofrenia

por

Ângela marques*  

Um pequeno desequilíbrio num gene pode ser a causa de doenças mentais como a esquizofrenia. A conclusão é de um estudo publicado na última edição da revista científica Neuron. De acordo com o director da equipa responsável pela descoberta, Gerard Martens, do Instituto de Investigação em Neurociências da Universidade de Nijmegen, na Holanda, uma "trágica e misteriosa" combinação entre genética, um trauma pré-natal, uma infecção viral e experiências numa idade inicial explica a predisposição para a doença.

As causas de desordens mentais como a esquizofrenia - que afecta entre 50 a 100 mil portugueses e cujos sintomas são alucinações, ilusões, paranóias e comportamentos anti-sociais - são objecto de estudo dos investigadores há já muito tempo. Gerard Martens e a sua equipa demonstram agora em experiências com ratinhos que essa combinação de sintomas pode ter na origem um subtil desequilíbrio do gene Aph-1b.

Segundo o estudo, as proteínas codificadas por este gene têm um papel fundamental no desenvolvimento neurológico.

Para Astrid Vicente, investigadora na área da genética no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, "esta investigação utiliza modelos animais e estes são naturalmente redutores, uma vez que não se pode ter a certeza de que os ratinhos estejam a ter alucinações". Na sua opinião, a descoberta da relação entre "alterações subtis na expressão de um único gene dos ratinhos" e a manifestação de doenças mentais como a esquizofrenia é uma descoberta importante, "mas, para já, não significa nada".

Perceber um paralelismo entre o que acontece com os ratinhos e o que se passa com as pessoas deve ser, segundo Astrid Vicente, o objectivo seguinte dos investigadores. Mas "encontrar uma droga que actue sobre a via fisiológica e melhore os sintomas dos doentes é uma realidade de que estamos muito longe", acrescenta. E lembra "Estes estudos criam muitas vezes uma ansiedade nas famílias dos doentes. É preciso explicar que ninguém vai dizer que encontrou o gene da esquizofrenia."


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 

Especiais

Recuar
Avançar
PUBLICIDADE

Provedor do Leitor
Epaper
Feira do Livro


PATROCÍNIO
sondagem

Inquérito DN

Ajustamento do plano de ajuda financeira a Portugal é inevitável?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados




DN

Revistas de Imprensa

Revistas de Imprensa

Portugal

Grande Entrevista

Grande Entrevista

Desporto

Todas as notícias

Todas as notícias