por
f.m.
O tema da Economia foi o mais visado pelos comentários políticos na sexta semana do ano, entre 7 e 13 de Fevereiro, com 481 referências, seguido pelas Finanças, Justiça e Ambiente, segundo revela a ferramenta Tropes, da Cyberlex (www.cyberlex.pt). O tema da Segurança Social aparece apenas em oitavo lugar, com 208 referências. O conceito mais referido pelos media foi o das Críticas, entre partidos, com 580 entradas, enquanto que o menos referido foi o da Competência, com apenas 103 referências, para um top de 17 conceitos.
A tabela que incide sobre os conceitos mostra que a Confiança surge apenas em quinto lugar, logo seguida pelos Boatos, em sexto lugar com 282 referências. A Vitimização ocupa a décima posição, à frente de conceitos como a Credibilidade, em 12.º lugar, ou o Rigor, em 13.º As Insinuações surgem na 14.ª posição, a Instabilidade em 15.º lugar e a Coragem em 16.º, numa tabela encerrada pela Competência.
O motor de busca semântico confirma uma bipolarização do discurso jornalístico, já que PS e PSD foram os partidos com mais ocorrências na comunicação social, incluindo meios online. O PS lidera com 9395 ocorrências, enquanto que o PSD teve 7132 ocorrências. O CDS/PP foi referido 3791 vezes, a CDU 2697 e o Bloco de Esquerda 2160 vezes.
Quanto ao vocabulário, a Cyberlex mostra que Episódios, expressão lançada por Jorge Sampaio, foi a mais recorrente no discurso jornalístico, com 150 entradas. A tabela segue com as expressões Bandeira e Guerra. As Trapalhadas surgem em quarto lugar, o Contexto em quinto e o Colo em sexto lugar, com 70 ocorrências, e a expressão Facadas/Costas, surge em sétimo lugar, os Fait-Divers em oitavo eo Pântano entra na nona posição. A fechar a tabela sobre o vocabulário estão as expressões Bebé/Incubadora, com 46 referências, e a Tanga, com 40 referências.
UE impõe condições para Grécia obter resgate
1500 polícias desistem da farda em três anos
Cinco agências de publicidade na corrida à Galp
Ritmo de reformas na CGA está a abrandar
2011 foi o segundo melhor ano para sapatos portugueses
"Somos portugueses, mas não somos baratinhos"
O homem que recusou saudar os nazis
Príncipe Harry coroado "Top Gun"
Souza no Grémio é desilusão para os adeptos do Vasco
Senhorio obrigado a realojar em caso de obras
Mulher obrigava mãe de 77 anos a viver fechada na garagem
Vila do Conde: Câmara dá tolerância aos funcionários no Carnaval
Santana para Rosas: "Salazar é a sua tia!"
80 mil abortos 'por opção' desde 2007, 13 mil reincidentes
Gestores da TAP, RTP e CGD escapam a tetos salariais
Schulz justifica-se em português no Twitter
Ahmadinejad convida Bento XVI a visitar o Irão
Se Passos não vem à AR "alguma coisa quer esconder"
Ajustamento do plano de ajuda financeira a Portugal é inevitável?
Feira do Livro
Guia Indispensável do Emprego
O número de leitores do DN aumentou 27%
Todas as Iniciativas DN