Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


tema

Em defesa dos 'bons costumes'

por

Kátia Catulo  

O apelo feito ontem pelo pároco da Igreja de São João de Brito, para que os portugueses não votem nos partidos defensores do aborto, a eutanásia e os direitos dos homossexuais, tem por base um comunicado da Conferência Episcopal. Na homilia, o padre Loreno defendeu que um cristão deve seguir uma ética que não seja contraditória consigo próprio "A vida cristã promove a vida humana desde a concepção até à morte natural. Aborto nunca, eutanásia nunca!"

Na missa, transmitida pela emissora de rádio pública, o clérigo criticou também todos os partidos que defendem o casamento entre homossexuais. Mais uma vez, justificou-se com a doutrina da Igreja Católica para defender a posição "A ética cristã reprova que seja equiparada à família uma união de um homem com outro homem, de uma mulher com outra mulher. A mesma ética reclama que a aliança matrimonial seja indissolúvel. Poligamia nunca, divórcio nunca", concluiu o padre Loreno.

A Igreja recusou, no entanto, comentar o conteúdo da homilia do padre Loreno, não esclarecendo se esta é também a sua posição.O Patriarcado de Lisboa remeteu a resposta para o seu site na Internet.

Isto é, e de acordo com o comunicado da Conferência Episcopal, divulgado em Dezembro de 2004,"o pluralismo político dos católicos não pode ser confundido com relativismo moral".

A Conferência Episcopal salienta que, "perante exigências éticas fundamentais e irrenunciáveis (...), os crentes têm, efectivamente, de saber que está em jogo a essência da ordem moral, que diz respeito ao bem integral da pessoa". Por outro lado, defende a Igreja, a "abstenção é reprovada e considerada uma grave omissão dos deveres de uma consciência católica". De acordo com o documento, o primeiro dever dos cristãos é a "participação responsável".


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 

Especiais

Recuar
Avançar
PUBLICIDADE

Provedor do Leitor
Epaper
Feira do Livro


PATROCÍNIO
sondagem

Inquérito DN

Pensa que os militares têm razão nas reivindicações que fazem ao Governo?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados




DN

Revistas de Imprensa

Revistas de Imprensa

Portugal

Grande Entrevista

Grande Entrevista

Desporto

Todas as notícias

Todas as notícias