Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


negocios

Galpenergia baixa preços do gás de botija em 4,1%

por

hugo bordeira  

A Galp vai descer, a partir de hoje, os preços do gás de botija em 4,1% e do gás propano a granel - para clientes industriais - entre os 3% e os 4%, anunciou ontem a empresa em comunicado. Uma medida que, segundo apurou o DN, também deverá ser adoptada pela BP portuguesa, ainda que não tenha um prazo definido para o efeito.

No caso do gás engarrafado, utilizado pelos consumidores domésticos e pelos estabelecimentos comerciais, a Galp vai passar a vender as garrafas por menos 4,1% do que o preço actual aos cerca de 20 mil revendedores espalhados pelo País. Como explicou ao DN uma fonte oficial da companhia, a descida no preço de venda ao público depende depois dos revendedores, havendo no entanto uma experiência anterior que demonstra que, «de uma forma geral, a repercussão nos preços finais de venda é semelhante à que praticamos e é mais ou menos uniforme, em termos geográficos».

A Galp explica esta decisão com «desagravamento parcial dos preços internacionais» do petróleo e do GPL (Gases de Petróleo Liquefeitos), matérias-primas que servem de base à refinação do gás. A petrolífera portuguesa relembra que «entre Setembro e Outubro de 2004, a Galp tinha-se visto forçada a aumentar os preços» do gás butano (utilizado no segmento residencial), devido a uma subida dos preços internacionais do petróleo e do GPL na ordem dos 30%, entre Julho e Outubro.

A BP portuguesa, segundo maior operador no mercado do gás a seguir à Galp, também se prepara para reduzir os preços de revenda. Segundo apurou o DN junto de uma fonte da empresa, nos últimos sete meses a BP aumentou por duas vezes o preço do gás butano. Agora, face à descida dos preços do petróleo, «vai haver uma actualização nos próximos dias, de forma a repercutir os preços da matéria-prima nos preços pagos pelos consumidores».


Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Coleção DN 150 anos - DN Destaque
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

A eliminação do Benfica das competições europeias vai obrigar o clube a vender jogadores em janeiro?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper