Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


negocios

Galpenergia baixa preços do gás de botija em 4,1%

por

hugo bordeira  

A Galp vai descer, a partir de hoje, os preços do gás de botija em 4,1% e do gás propano a granel - para clientes industriais - entre os 3% e os 4%, anunciou ontem a empresa em comunicado. Uma medida que, segundo apurou o DN, também deverá ser adoptada pela BP portuguesa, ainda que não tenha um prazo definido para o efeito.

No caso do gás engarrafado, utilizado pelos consumidores domésticos e pelos estabelecimentos comerciais, a Galp vai passar a vender as garrafas por menos 4,1% do que o preço actual aos cerca de 20 mil revendedores espalhados pelo País. Como explicou ao DN uma fonte oficial da companhia, a descida no preço de venda ao público depende depois dos revendedores, havendo no entanto uma experiência anterior que demonstra que, «de uma forma geral, a repercussão nos preços finais de venda é semelhante à que praticamos e é mais ou menos uniforme, em termos geográficos».

A Galp explica esta decisão com «desagravamento parcial dos preços internacionais» do petróleo e do GPL (Gases de Petróleo Liquefeitos), matérias-primas que servem de base à refinação do gás. A petrolífera portuguesa relembra que «entre Setembro e Outubro de 2004, a Galp tinha-se visto forçada a aumentar os preços» do gás butano (utilizado no segmento residencial), devido a uma subida dos preços internacionais do petróleo e do GPL na ordem dos 30%, entre Julho e Outubro.

A BP portuguesa, segundo maior operador no mercado do gás a seguir à Galp, também se prepara para reduzir os preços de revenda. Segundo apurou o DN junto de uma fonte da empresa, nos últimos sete meses a BP aumentou por duas vezes o preço do gás butano. Agora, face à descida dos preços do petróleo, «vai haver uma actualização nos próximos dias, de forma a repercutir os preços da matéria-prima nos preços pagos pelos consumidores».


Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Quem pensa que está nesta altura mais bem posicionado para vencer as eleições no PS?

António Costa
António José Seguro
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper