por
Rita carvalho
A tentativa de construção do empreendimento turístico por parte da Portucale remonta aos anos 90 e atravessou os governos de Cavaco Silva, Guterres, Durão Barroso e Santana Lopes, chegando agora a José Sócrates. O processo, marcado por avanços e recuos, teve um impulso importante com o Despacho n.º 204/2005, assinado por Telmo Correia, Nobre Guedes e Costa Neves, que decretou a "imprescindível utilidade pública do projecto".
A quatro dias das eleições legislativas, os ministros do Turismo, Ambiente e Agricultura consideraram o empreendimento turístico a executar pela Portucale na Herdade da Vargem Fresca, em Benavente, de "relevante e sustentável interesse para a economia local e regional que pode permitir a criação de um considerável número de postos de trabalho". Os argumentos foram criticados pelas associações ambientalistas que contestaram a utilidade pública atribuída a um empreendimento privado e que exigia o abate de 2605 sobreiros, espécie protegida que, segundo o Decreto- -Lei 169/2000, só pode ser abatida se estiver em causa o interesse público. As árvores situavam-se dentro da Reserva Ecológica Nacional.
A 11 de Março, os protestos materializaram-se através de uma providência cautelar que a Associação Nacional para a Cidadania Ambiental apresentou no Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria. O objectivo era tentar suspender a eficácia do despacho governamental, alegando falta de fundamentação.
Quatro dias mais tarde, o tribunal deu razão aos ambientalistas e ordenou a suspensão imediata do arranque e corte de sobreiros. Contudo, como confirmou mais tarde por escrito ao tribunal o responsável máximo da Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF), António Sousa de Macedo, o corte de 774 sobreiros adultos e 180 jovens já tinha sido consumado em dois dias.
Porém, o pedido de autorização da Portucale para abate dos sobreiros deu entrada na DGRF um dia antes de ser publicado em DiáriodaRepública o despacho conjunto do Governo PSD/PP (8 de Março). Segundo documentos a que o DN teve acesso, o pedido foi autorizado apenas num dia por Manuel Rebelo, director da Circunscrição Florestal do Sul e comunicado, um dia depois, ao requerente, a Portucale, por António Gonçalves, chefe do núcleo florestal do Ribatejo.
UE impõe condições para Grécia obter resgate
1500 polícias desistem da farda em três anos
Cinco agências de publicidade na corrida à Galp
Ritmo de reformas na CGA está a abrandar
2011 foi o segundo melhor ano para sapatos portugueses
"Somos portugueses, mas não somos baratinhos"
Souza no Grémio é desilusão para os adeptos do Vasco
Alemanha pronta para flexibilizar plano português
Meo permite ao cliente criar o seu canal de TV
Rinaudo fala do "melhor departamento médico do mundo"
Zebras têm riscas pretas e brancas para afastar as moscas
Feira do sexo quer ser "mais didática"
Santana para Rosas: "Salazar é a sua tia!"
80 mil abortos 'por opção' desde 2007, 13 mil reincidentes
Gestores da TAP, RTP e CGD escapam a tetos salariais
Schulz justifica-se em português no Twitter
Ahmadinejad convida Bento XVI a visitar o Irão
Se Passos não vem à AR "alguma coisa quer esconder"
Ajustamento do plano de ajuda financeira a Portugal é inevitável?
Feira do Livro
Guia Indispensável do Emprego
O número de leitores do DN aumentou 27%
Todas as Iniciativas DN