A Refer - Rede Ferroviária Nacional continua a aguardar os prometidos apoios comunitários para implementar uma via para ciclistas e peões na Ponte de D. Maria Pia, antiga travessia ferroviária sobre o Douro, disse ontem fonte da empresa.
A ponte de Gustavo Eiffel, que fez passar os comboios sobre o rio Douro durante 114 anos, está sem qualquer utilidade funcional desde 1991, pelo que a Refer e as câmaras municipais do Porto e Gaia acordaram transformá-la numa via ciclo-pedonal. É um investimento de pelo menos 1,5 milhões de euros que, além de financiamento comunitário, carece de «articulação» com as duas autarquias envolvidas, acrescentou fonte do Gabinete de Comunicação e Imagem da empresa. «Só depois de garantidas estas premissas [financiamento comunitário e articulação com as autarquias] será possível estabelecer uma data para conclusão da obra», frisou.
Segundo Manuel Moreira, governador civil do Porto e impulsionador deste projecto, a articulação com os municípios foi prejudicada por recentes alterações na vereação dos executivos autárquicos nas duas margens do Douro. Em Gaia, Jorge Queirós substituiu Poças Martins na condução do dossier, enquanto no Porto Paulo Morais tomou o lugar de Ricardo Figueiredo.
Para «recuperar tempo perdido», Manuel Moreira disse ter promovido já duas reuniões com os novos responsáveis autárquicos pelo processo. Referindo-se ao financiamento por fundos comunitários, o governador civil do Porto equacionou-o no âmbito da candidatura de um pacote de projectos turísticos para o Douro.
Tal como a Refer, também Manuel Moreira não quis adiantar uma data para avanço dos trabalhos e sua conclusão, que espera arrastem a reconversão das escarpas do Douro, nas duas margens. «O que posso dizer é que gostaria de ver os trabalhos terminados no Verão de 2005, conforme estava previsto», declarou o representante do Governo no distrito do Porto.
UE impõe condições para Grécia obter resgate
1500 polícias desistem da farda em três anos
Cinco agências de publicidade na corrida à Galp
Ritmo de reformas na CGA está a abrandar
2011 foi o segundo melhor ano para sapatos portugueses
"Somos portugueses, mas não somos baratinhos"
O homem que recusou saudar os nazis
Príncipe Harry coroado "Top Gun"
Souza no Grémio é desilusão para os adeptos do Vasco
Senhorio obrigado a realojar em caso de obras
Mulher obrigava mãe de 77 anos a viver fechada na garagem
Vila do Conde: Câmara dá tolerância aos funcionários no Carnaval
Santana para Rosas: "Salazar é a sua tia!"
80 mil abortos 'por opção' desde 2007, 13 mil reincidentes
Gestores da TAP, RTP e CGD escapam a tetos salariais
Schulz justifica-se em português no Twitter
Ahmadinejad convida Bento XVI a visitar o Irão
Se Passos não vem à AR "alguma coisa quer esconder"
Ajustamento do plano de ajuda financeira a Portugal é inevitável?
Feira do Livro
Guia Indispensável do Emprego
O número de leitores do DN aumentou 27%
Todas as Iniciativas DN