Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


sociedade

Repúdio da herança

por

josé

castelo

Advogado  

Pergunta:

O meu pai faleceu com muitas dívidas, fruto de um negócio ruinoso em que se meteu, contra a minha vontade. Os herdeiros sou eu e um irmão meu, ambos solteiros e sem filhos, pois somos novos. A nossa mãe faleceu antes. A herança é muito pequena e não dará para pagar metade das dívidas. A minha vontade é não receber nada da herança e também não pagar nada, o que me disseram que posso fazer. O meu irmão, que sempre esteve mais ligado ao meu pai, entende que deve tomar um procedimento diferente, recebendo a herança. Pediria que me informasse o que posso fazer e se os bens podem ficar todos para ele.

Resposta:

O repúdio da herança vem regulado nos artigos 2062.º a 2066.º do Código Civil. Qualquer herdeiro pode não querer a herança, seja por não lhe interessar, seja por considerar que apenas lhe vai dar problemas ou até por entender que não a deve moralmente receber, isto independentemente do valor da mesma. É livre de a repudiar, sem ter que justificar a sua atitude, deferindo-se esta aos outros parentes até ao quarto grau da linha colateral, ou seus representantes, no caso do falecimento antecipado daqueles. Se não existir nenhum familiar sucessível, a herança acabará nas mãos do Estado.

Se só o leitor repudiar, pelos dados constantes do e-mail, ficará o seu irmão com a totalidade da herança, salvo no caso menos vulgar de sub-rogação dos credores. A renúncia pode nem sequer necessitar de revestir a forma de escritura pública, a não ser quando dela façam parte bens cuja alienação tenha de ser feita dessa forma, no caso mais vulgar imóveis.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
Epaper

PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Concorda que professores sejam avaliados através de uma prova?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper