Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


internacional

Al-Bashir desafia mandado de captura internacional

por

PATRÍCIA VIEGAS  

Sudão. A emissão de um mandado de captura contra Omar al-Bashir, pelo TPI, foi ontem aplaudida pelos refugiados do Darfur no Chade, pelos EUA, União Europeia, Canadá, mas também criticada pelos apoiantes do Presidente sudanês em Cartum, pela União Africana, pela Liga Árabe e pela Rússia

Cartum expulsa ONG. EUA e UE exigem colaboração com TPI

A reacção era há muito apregoada: o regime sudanês não tem a menor intenção de cumprir o mandado de captura que ontem foi emitido pelo Tribunal Penal Internacional contra o seu Presidente, Omar al-Bashir, por crimes de guerra e contra a humanidade cometidos nos últimos seis anos na região sudanesa do Darfur. Nesse espaço de tempo, o conflito entre os rebeldes e as milícias árabes armadas por Cartum já provocou 300 mil mortos e quase três milhões de refugiados e de deslocados internos, dizem os números das Nações Unidas.

"A decisão do tribunal não terá qualquer efeito sobre o presidente al-Bashir, que continuará a assumir normalmente as suas funções", disse ontem, no Cairo, o ministro sudanês dos Negócios Estrangeiros, Ali Karti, garantindo que, no final do mês, o Chefe do Estado está presente na cimeira árabe de Doha.

Já o procurador deste tribunal, que funciona, desde 2002, em Haia, discorda. Luis Moreno-Ocampo, citado pela AFP, considera que o "Governo sudanês é obrigado pelo direito internacional e a executar o mandado de captura" e "o Conselho de Segurança da ONU deve certificar-se de que ele obedece". No entanto, a verdade é que aquele tribunal internacional não tem uma polícia que execute os mandados, dependendo da boa vontade dos Estados membros que ratificaram o seu estatuto. E o Sudão nem sequer chegou a fazê-lo.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
421Visualizações
1 Impressão
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Nome do utilizador

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado




Especiais

Recuar
Avançar
PUBLICIDADE

Provedor do Leitor
Epaper
Feira do Livro


PATROCÍNIO
sondagem

Inquérito DN

Ajustamento do plano de ajuda financeira a Portugal é inevitável?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados




DN

Revistas de Imprensa

Revistas de Imprensa

Portugal

Grande Entrevista

Grande Entrevista

Desporto

Todas as notícias

Todas as notícias