Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


dnbolsa

Portugal vai ter mais 71 supers e hipers

por

MARIA JOÃO ESPADINHA  

As empresas de distribuição, apesar da crise, vão reforçar investimentos. Este ano, serão abertos 71 novos hipermercados e supermercados. E há até casos, como Os Mosqueteiros ou E. Leclerc, em que as aberturas são superiores a 2008

As principais cadeias de retalho, apesar da crise, pretendem abrir novas lojas este ano em Portugal. Em alguns casos, como Os Mosqueteiros ou o E. Leclerc, o investimento será superior ao realizado em 2008, já que o número de aberturas será maior. Segundo os planos traçados pelas empresas, vão abrir pelo menos 71 novos supermercados e hipermercados. O "campeão" de aberturas será o Minipreço, que tem o objectivo de abrir entre 30 a 40 lojas por ano até 2010 - o que implica um investimento de 50 a 60 milhões de euros anualmente. A empresa do grupo Carrefour prevê assim criar entre 250 a 300 novos postos de trabalho este ano.

No caso da cadeia francesa Os Mosqueteiros, o número de aberturas previstas para este ano é superior a 2008, já que serão criadas "20 novas lojas" - no ano passado foram 13, afirmou ao DN fonte oficial da empresa. No entanto, o grupo - com cerca de 300 lojas em Portugal - é composto por empresários independentes e funciona num regime de franchising, o que pode explicar o número elevado de aberturas, já que nestes casos é mais difícil congelar o investimento.

Também o E. Leclerc pretende alargar a sua rede em Portugal. Com 21 lojas, "que correspondem a 90 000 m2 de superfície total de venda", a cadeia francesa quer "chegar aos 40 espaços comerciais, reforçando a presença nacional com mais 70 000 m2 de superfície de venda", explicou ao DN Jacques de Oliveira, presidente executivo do E. Leclerc Portugal. Assim, a empresa pretende abrir, até 2011, uma "média de quatro lojas por ano", estratégia que não será afectada pela actual conjuntura. "A crise obriga-nos a calcular com maior exactidão as perspectivas de investimento", adianta o responsável. Para 2009, a E. Leclerc tem já prevista a abertura de "lojas em Cascais e Santarém", depois de no ano passado ter aberto duas superfícies em Algueirão e Braga, que implicaram um investimento de "cerca de 40 milhões de euros".

Quanto à Jerónimo Martins, que em Portugal detém as marcas Pingo Doce e Feira Nova, o grande investimento em 2009 será feito na Polónia, onde possui a cadeia de discount Biedronka - a empresa pretende abrir 150 superfícies. Em Portugal, a aposta será feita no Pingo Doce, com cinco a dez novos supermercados -, em 2008 abriram 54. No total, a Jerónimo Martins prevê investir "400 a 450 milhões de euros", afirma fonte oficial, apesar de estar atenta à crise. "Este plano tem em consideração, como é natural, algum abrandamento do crescimento económico, bem como a incerteza do ambiente macroeconómico actual, sendo flexível, para se adaptar a possíveis alterações, positivas ou negativas", diz a mesma fonte.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
1659Visualizações
4Impressões
0Comentários
1Envio
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Nome do utilizador

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado




Especiais

Recuar
Avançar
PUBLICIDADE

Provedor do Leitor
Epaper
Feira do Livro


PATROCÍNIO
sondagem

Inquérito DN

Ajustamento do plano de ajuda financeira a Portugal é inevitável?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados




DN

Revistas de Imprensa

Revistas de Imprensa

Portugal

Grande Entrevista

Grande Entrevista

Desporto

Todas as notícias

Todas as notícias