Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


centrais

VISITA GUIADA À CASA BRANCA

 

Washington DC. A imagem dos exteriores da residência oficial do Presidente dos EUA é das que mais vezes vemos nos jornais e televisão. Hoje, contudo, visitamos os seus interiores

Foi George Washington, o primeiro presidente dos EUA, quem escolheu o local. Aprovou o projecto do arquitecto e lançou a sua construção. Contudo, foi o único chefe do Estado norte-americano que ali nunca morou, cabendo as honras de estreia da Casa Branca a John Adams, o seu sucessor, que para ali se mudou em Novembro de 1800.

Os mais antigos registos do nome "Casa Branca" datam de 1811. Mas só em 1901 o nome foi oficialmente considerado por Theodore Roosevelt, responsável por uma das várias remodelações que a "mansão" presidencial sofreu. Foi ele quem ordenou, em 1902, a construção da West Wing, onde, desde então, o Presidente tem o seu espaço de trabalho. Ao mesmo tempo, uma ampliação na direcção oposta criou a East Wing, onde hoje trabalha o staff da primeira dama.

Entre as alas de trabalho e a residência, ao centro, houve em tempos duas colunatas, que entretanto foram também alvo de transformação, acabando ambas por albergar salas. Sob a colunata oeste houve em tempos uma lavandaria, mais tarde a piscina terapêutica de Franklin D. Roosevelt. E desde a Administração de Nixon dá espaço de trabalho à imprensa, não apenas com uma sala de briefings, mas também com postos fixos de trabalho e estúdios de rádio. Na ala leste, onde em tempos houve um vestiário, encontramos hoje uma sala de cinema.

Da "casa" que John Adams estreou em 1801 resta apenas a carcaça, uma vez que todo o interior foi demolido e reconstruído de 1949 a 1952, por Harry Truman, assim que se alertou para o risco de colapso do edifício. Aos três andares da construção original foi acrescentado um quarto, aproveitando a estrutura do telhado, onde estão hoje instalados vários quartos, um solário, uma sala de jogos, uma de música e um ginásio. A cave, entretanto modificada, acolhe uma carpintaria, florista e uma lavandaria. | - N.G.


Patrocínio
 
4837Visualizações
2Impressões
0Comentários
2Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Coleção DN 150 anos - DN Destaque
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN (Pintura) (22-24Nov)



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

A Justiça está a ser muito demorada na aplicação da medida de coação a José Sócrates?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper