Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


centrais

VISITA GUIADA À CASA BRANCA

 

Washington DC. A imagem dos exteriores da residência oficial do Presidente dos EUA é das que mais vezes vemos nos jornais e televisão. Hoje, contudo, visitamos os seus interiores

Foi George Washington, o primeiro presidente dos EUA, quem escolheu o local. Aprovou o projecto do arquitecto e lançou a sua construção. Contudo, foi o único chefe do Estado norte-americano que ali nunca morou, cabendo as honras de estreia da Casa Branca a John Adams, o seu sucessor, que para ali se mudou em Novembro de 1800.

Os mais antigos registos do nome "Casa Branca" datam de 1811. Mas só em 1901 o nome foi oficialmente considerado por Theodore Roosevelt, responsável por uma das várias remodelações que a "mansão" presidencial sofreu. Foi ele quem ordenou, em 1902, a construção da West Wing, onde, desde então, o Presidente tem o seu espaço de trabalho. Ao mesmo tempo, uma ampliação na direcção oposta criou a East Wing, onde hoje trabalha o staff da primeira dama.

Entre as alas de trabalho e a residência, ao centro, houve em tempos duas colunatas, que entretanto foram também alvo de transformação, acabando ambas por albergar salas. Sob a colunata oeste houve em tempos uma lavandaria, mais tarde a piscina terapêutica de Franklin D. Roosevelt. E desde a Administração de Nixon dá espaço de trabalho à imprensa, não apenas com uma sala de briefings, mas também com postos fixos de trabalho e estúdios de rádio. Na ala leste, onde em tempos houve um vestiário, encontramos hoje uma sala de cinema.

Da "casa" que John Adams estreou em 1801 resta apenas a carcaça, uma vez que todo o interior foi demolido e reconstruído de 1949 a 1952, por Harry Truman, assim que se alertou para o risco de colapso do edifício. Aos três andares da construção original foi acrescentado um quarto, aproveitando a estrutura do telhado, onde estão hoje instalados vários quartos, um solário, uma sala de jogos, uma de música e um ginásio. A cave, entretanto modificada, acolhe uma carpintaria, florista e uma lavandaria. | - N.G.


Patrocínio
 
4757Visualizações
2Impressões
0Comentários
2Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acredita que o ébola vai chegar a Portugal?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper