Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


artes

Brasil preparado para o novo Acordo Ortográfico

por

SÉRGIO BARRETO MOTTA, Rio de Janeiro  

Decreto. De 2009 a 2013, o país vai introduzir devagar as novas regras

Acordo começa a vigorar lentamente a partir do primeiro dia de 2009

O Brasil será o primeiro país a implementar oficialmente as regras do Acordo Ortográfico. As mudanças serão feitas de forma paulatina, a partir de 1 de Janeiro de 2009, com um prazo de conclusão até ao início de 2013. O decreto determina que durante os quatro anos de transição sejam aceites as duas formas.

O Governo brasileiro anunciou a encomenda de dicionários para os 37 milhões de alunos da rede pública. Serão três tipos: um para crianças em fase de alfabetização, outro para crianças até aos dez anos e um terceiro, dessa etapa em diante. Já os livros didácticos terão de ser adaptados a partir de 2010. A fase de adaptação total vai até 2013.

Um importante passo foi já da- do pela Academia Brasileira de Letras (ABL). A entidade Casa de Machado de Assis, lançou agora o DicionárioEscolar da Língua Portuguesa com a nova ortografia. A obra, de 1312 páginas, traz 33 mil verbetes, demorou cerca de três anos a ser feito pelas equipas técnicas do sector de lexicologia e lexicografia da ABL, sob a coordenação do mestre em Linguística Evanildo Bechara, de 80 anos .


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
1338Visualizações
10Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Nome do utilizador

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado




Especiais

Recuar
Avançar
PUBLICIDADE

Provedor do Leitor
Epaper
Feira do Livro


PATROCÍNIO
sondagem

Inquérito DN

Ajustamento do plano de ajuda financeira a Portugal é inevitável?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados




DN

Revistas de Imprensa

Revistas de Imprensa

Portugal

Grande Entrevista

Grande Entrevista

Desporto

Todas as notícias

Todas as notícias