Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


ciencia

Estudar as alterações climáticas na Antárctida

por

FILOMENA NAVES  

Ciência polar. Gonçalo Vieira, coordenador do projecto português Permantar, cujo objectivo é estudar o solo gelado das ilhas Livingston e Deception, junto à península da Antárctida, fazendo medições de temperatura e análises de geomorfologia, está de partida para o Pólo Sul. Só regressa em Fevereiro

Investigadores portugueses estão em projectos no Pólo Sul

Na Antárctida é agora Verão, embora a temperatura não ultrapasse os 5 graus Celsius durante o dia. Para Gonçalo Vieira, investigador do Centro de Estudos Geográficos (CEG) da Universidade de Lisboa, este é o tempo certo para partir rumo às ilhas Livingston e Deception, nas Shetland do Sul, situadas junto à Península da Antárctida. Esta é a sua terceira campanha naquela região gelada do Sul do planeta, mas será a primeira como coordenador de um projecto financiado por Portugal (o Permantar) naquelas paragens. A partida está marcada para 3 de Janeiro

O objectivo da missão, que se prolonga até final de Fevereiro, está traçado. Juntamente com uma equipa espanhola da universidade de Alcalá de Henares, com a qual Gonçalo Vieira já trabalhou na mesma região, o investigador português vai aprofundar o trabalho que já ali realizou em anos passados. A ideia é alargar a rede de perfurações no permafrost (o solo permanentemente gelado) das ilhas de Livingston e Deception para fazer medições de temperatura e assim avaliar o comportamento do solo naquela região, no contexto das alterações climáticas.

"Nos últimos anos as atenções têm-se concentrado sobretudo no Árctico onde há indícios de que os efeitos das alterações climáticas estão a ocorrer a uma velocidade maior", explicou ao DN Gonçalo Vieira, sublinhando que "há muito pouca informação sobre a Antárctida a este nível".


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
1277Visualizações
1 Impressão
0Comentários
2Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

O terceiro empate em quatro jornadas é sinal de crise no Sporting?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper