Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


dnbolsa

Fundos do BPN salvos ontem com 100 milhões 'frescos' da CGD

por

PEDRO FERREIRA ESTEVES  

Banca. O banco nacionalizado está com falta de liquidez em várias áreas. Uma delas é a dos fundos de investimento, que tem sofrido fortes fugas e perdas de rentabilidades

BPN Conservador é o pior fundo do mercado nacional

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) continua a resolver os problemas do BPN, enquanto se aguarda a divulgação formal dos termos da nacionalização. A medida mais recente foi "segurar" os fundos de investimento com a injecção de liquidez para fazer face às fortes perdas provocadas pela crise financeira. Segundo apurou o DN, os fundos mobiliários e imobiliários do BPN receberam ontem uma "almofada" de mais de 100 milhões de euros para continuarem a operar. Contudo, se as saídas seguirem o ritmo das últimas semanas, essa ajuda pode não ser suficiente.

Um dos casos mais graves é o BPN Conservador, que desde o final do ano passado perdeu 80 milhões de euros em volumes sob gestão (80% do total) e apresenta a pior rentabilidade do mercado (face à média do segmento): -32%, a 12 meses. Em apenas 10 meses, o volume passou de 102,5 para 21,2 milhões de euros. A deterioração dos investimentos em dívida privada ajuda a explicar estas perdas, a que se soma a fuga acelerada de investidores. A nacionalização do banco agravou esta situação.

Contactado pelo DN, o administrador executivo da BPN Gestão de Activos, Óscar Escaleira, escusou-se a explicar as razões da queda tão profunda do valor do fundo, justificando essa escusa com "o momento actual do banco" e remetendo um esclarecimento para daqui a 15 dias.


Ler Artigo Completo(Pág.1/4) Página seguinte
Patrocínio
 
589Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Nome do utilizador

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado




Especiais

Recuar
Avançar
PUBLICIDADE

Provedor do Leitor
Epaper
Feira do Livro


PATROCÍNIO
sondagem

Inquérito DN

Pensa que os militares têm razão nas reivindicações que fazem ao Governo?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados




DN

Revistas de Imprensa

Revistas de Imprensa

Portugal

Grande Entrevista

Grande Entrevista

Desporto

Todas as notícias

Todas as notícias