Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


opiniao

O HOMEM QUE FALA DO QUE SABE

por

Ferreira Fernandes

Jornalista - ferreira.fernandes@dn.pt  

A primeira vez que fui a Hong Kong admirei-me por nunca ter lido sobre uma imagem que me entrou pelos olhos dentro à primeira volta pela cidade: os andaimes eram feitos de bambu. Mesmo nos arranha-céus, longas hastes de bambu amarradas com lianas... Da primeira vez que fui aos Estados Unidos, para quem me perguntou pela impressão mais forte, eu tinha uma: nos restaurantes, a ausência de homens negros nos encontros familiares. Mesa típica de negros: a senhora velha (tia ou avó), a mãe e a filharada. Que era feito do pai negro americano?

Gosto de definir a minha profissão, jornalista, como a da caça ao pormenor que não o é. Está bem, concedo, não é assim muito relevante o bambu que trepa fachadas - mas é uma imagem impressionante. Já aquela ausência nas mesas dos restaurantes americanos aprendi que não era primeira impressão enganadora.

O tema "a ausência do pai na América negra" é glosado em livros e conferências. Em 1998, um jornal da Universidade de Chicago publicava um texto com o título "Onde estão os pais?" e esta primeira linha: "Mais de 70% das crianças afro-americanas são educadas pela mãe sozinha." Chicago, 1998, quem vivia ali era Barack Obama. Segundo alguma propaganda eleitoral, praticando actividades radicais. Uma delas seria com certeza: tentando revolucionar os bairros negros de South Chicago da irresponsabilidade dos pais.

No Verão de 2008, já candidato a presidente, Obama visitou uma igreja de South Chicago, vizinha ao lago Michigan. Assistência quase só de negros e um tema controverso - o tal. O comediante negro Bill Cosby (em Portugal conhecemo-lo de séries televisivas), também presente, teve ao longo de meses uma polémica tremenda com a comunidade negra por ter criticado a epidemia da falta do homem na família afro-americana. Obama disse: "Demasiados pais são MIA, demasiados pais são AWOL, faltando em demasiadas vidas e demasiadas casas." MIA e AWOL são termos militares que significam "desaparecido em combate" e "ausente sem autorização". É mesmo guerra que Obama quer fazer à praga.

Ele sabe do que fala. No já famoso anúncio de meia hora que fez passar esta semana nas televisões, Obama mostra-se numa foto pessoal e dramática: o seu pai, já olhando para outra vida, e ele, garoto, agarrado ao seu braço e olhando-o suplicante. Mas o pai de Obama partiu mesmo. No anúncio, ele mostra um homem a ler um conto ao filho que adormece. Na igreja, ele disse: "Qualquer parvo faz um filho mas o que faz um pai é fazer crescer um filho."


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
379Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Nome do utilizador

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado




Especiais

Recuar
Avançar
PUBLICIDADE

Provedor do Leitor
Epaper
Feira do Livro


PATROCÍNIO
sondagem

Inquérito DN

Ajustamento do plano de ajuda financeira a Portugal é inevitável?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados




DN

Revistas de Imprensa

Revistas de Imprensa

Portugal

Grande Entrevista

Grande Entrevista

Desporto

Todas as notícias

Todas as notícias