Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


opiniao

BARACK OBAMA E O PUDOR DE ACREDITAR

por

João Miguel Tavares

Jornalista

jmtavares@dn.pt  

Diz-me com quem andas e eu dir-te-ei quem és? Cruz credo, espero que não. É que no meu entusiasmo por Barack Obama vejo-me acompanhado de Mário Soares e Ana Gomes e toda aquela esquerda catita que está sempre disposta a saltar para cima do cavalo e disparar a galope, porque o mundo geme de dor e necessita de salvamento. Assim de repente, acho que da última vez que concordei com Soares o meu vocabulário se resumia às palavras "gugu" e "dada" e os comunistas estavam a querer tomar conta do país. Então, dou por mim a pensar: por que estamos nós juntos por Obama, enquanto o pessoal de direita e centro-direita com que mais me identifico acusa o homem de ser um golpe de marketing e aposta o ordenado em John McCain?

Claro que há o lado factual: dizer, como Pacheco Pereira disse, que Obama é só marketing - ou seja, que ele não tem nada mais do que talento para falar em público e vender ideias vagas de "esperança" - é uma profunda idiotice, que não resiste a dois minutos de análise séria. Mas há mais do que isso. Eu diria que a direita conservadora está tão habituada a desconfiar de toda a gente que acaba por ter vergonha de acreditar em alguém. Noventa e nove por cento das vezes, estará certa: o estado de permanente suspeita é um forte escudo contra a desilusão e uma forma eficaz de vigiar a acção política. Só que o problema é quando ficamos cegos ao que efectivamente brilha, tão habituados que estamos a nivelar tudo por baixo. Obama fala tão bem que não pode deixar de ser fabricação, certo? Mas e se, por uma vez - só desta vez -, ele for o artigo genuíno?

Um colunista faz da desconfiança a sua profissão. E por isso é crítico. Pessimista. Relutante. É a herança de uma longa tradição da imprensa enquanto watchdog, e bem vistas as coisas esse cepticismo é uma das mais nobres qualidades que um produtor de opiniões tem para oferecer. Só que há uma reserva mínima de esperança na natureza humana que me parece indispensável manter; uma capacidade de acreditar no futuro e de reconhecer um político incomum quando ele aparece. Não se trata de achar que Barack Obama vai endireitar o mundo a partir da Casa Branca. Trata-se de acreditar que ele tem talentos excepcionais para exercer o cargo de presidente dos Estados Unidos da América. Em quase 35 anos de vida, nunca encontrei um político que me fascinasse tanto e não faria sentido esconder essa admiração com medo do erro ou da desilusão. Se há alturas na História em que devemos correr o risco de acreditar, esta é com certeza uma dessas alturas. E por isso eu sou por Obama, como nunca fui - e muito provavelmente nunca voltarei a ser - por outro político. Mesmo que em Novembro ele acabe derrotado. Ou pior: mesmo que eu acabe derrotado, com Mário Soares a aconchegar-me o ombro e Ana Gomes a estender-me os kleenexes.


Patrocínio
 
445Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Nome do utilizador

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado




Especiais

Recuar
Avançar
PUBLICIDADE

Provedor do Leitor
Epaper
Feira do Livro


PATROCÍNIO
sondagem

Inquérito DN

Ajustamento do plano de ajuda financeira a Portugal é inevitável?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados




DN

Revistas de Imprensa

Revistas de Imprensa

Portugal

Grande Entrevista

Grande Entrevista

Desporto

Todas as notícias

Todas as notícias