por
JOÃO CÉU E SILVA Texto e LUÍS C. CARVALHO Foto
Nem todos os portugueses chegam aos 99 anos, como é o seu caso!
Nem todos, mas há quem tenha muito mais. Até se conta uma anedota de um jornalista - como o senhor - que foi a uma aldeia visitar um sujeito que tinha 120 anos. Como teve problemas na viagem, chegou tarde e já era quase meia-noite quando foi recebido, e estavam a conversar sobre como é que ele se alimentava, o que é que fazia e não fazia para ver se chegavam à conclusão sobre qual era o tipo de vida que melhor convinha para entrar assim numa idade avançada. E nisto há muito barulho, ouve-se uma porta a abrir e a fechar, há mais barulho no corredor, e o idoso diz: "Não se inquiete, é o meu irmão mais velho que chega sempre bêbedo." A única explicação que se pode dar à questão da idade é ser um capricho da natureza. Não somos cúmplices nisso porque não depende de nós nem é virtude própria. Já o José Régio pensava escrever um livro sobre a tortura de viver toda a vida... Eu próprio, com esta idade, por vezes sinto um certo cansaço de viver.
Não é isso que se pensa quando se o vê!
Sinto cansaço apenas. De fazer a barba todos os dias, de levantar, vestir, tomar banho, pequeno-almoço, comer, mastigar, engolir. Tudo isso, essas coisinhas fáceis e corriqueiras mas que são sempre as mesmas. É sempre a mesma coisa, a mesma ordem, ver a televisão. Tudo isso é uma chatice.
Viver é uma chatice?
Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.
Utilizador Registado Utilizador Não Registado
UE impõe condições para Grécia obter resgate
1500 polícias desistem da farda em três anos
Cinco agências de publicidade na corrida à Galp
Ritmo de reformas na CGA está a abrandar
2011 foi o segundo melhor ano para sapatos portugueses
"Somos portugueses, mas não somos baratinhos"
Bradley Manning será julgado em tribunal militar
Jovem casal inglês ganhou mais de 50 milhões de euros
EUA reconhecem novo governo das Maldivas
Legislativas argelinas serão a 10 de maio
Incêndio em habitações concebidas por Le Corbusier
Santana para Rosas: "Salazar é a sua tia!"
80 mil abortos 'por opção' desde 2007, 13 mil reincidentes
Gestores da TAP, RTP e CGD escapam a tetos salariais
Schulz justifica-se em português no Twitter
Ahmadinejad convida Bento XVI a visitar o Irão
Se Passos não vem à AR "alguma coisa quer esconder"
Ajustamento do plano de ajuda financeira a Portugal é inevitável?
Feira do Livro
Guia Indispensável do Emprego
O número de leitores do DN aumentou 27%
Todas as Iniciativas DN