Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


dngente

Nascida a 25 de Abril

por

PEDRO CORREIA

TIAGO MELO  

Ana Paula Vitorino. "A ansiedade é inimiga do sucesso", afirma esta secretária de Estado meticulosa e obstinada que muitos garantem ter pedalada para ser ministra. O que pode vir a acontecer quando Sócrates aumentar enfim a quota feminina no Governo

Aos 12 anos, numa época fértil em radicalismos, deu-lhe para ser moderada. Dela pode dizer-se que é socialista democrática desde pequenina. "Fiz uma aprendizagem política rápida, nas reuniões de alunos do liceu, após o 25 de Abril", revela a secretária de Estado dos Transportes. A Revolução dos Cravos é uma das referências da vida desta mulher nascida num 25 de Abril, 12 anos antes de os blindados de Salgueiro Maia terem avançado de Santarém para Lisboa.

Nasceu em Lourenço Marques, como se chamava então a capital de Moçambique, e ficou-lhe para sempre a nostalgia dos grandes espaços africanos. Nostalgia que acabou por ser minorada com a transferência da família para Vendas Novas - o pai, militar, foi colocado no quartel de artilharia que José Cardoso Pires imortalizou no seu romance O Hóspede de Job.

"Costumo dizer que sou afro-alentejana", diz esta engenheira civil que ingressou em 1980 no Instituto Superior Técnico com a intenção de vir a ser urbanista. "Achava que a organização do espaço era fundamental na qualidade de vida das pessoas", salienta. O irmão e a irmã, ambos mais velhos, optaram por Medicina.

Benfiquista pouco praticante, diz-se adepta do clube da Luz por influência do pai, que vibrava com os golos de Eusébio. Enquanto outros perdiam noites, ela fazia questão de ser regrada: "Sempre preferi levantar-me cedo, para estudar, em vez de me pôr a ler manuais madrugada fora." Reconhece que passou ao lado de alguns divertimentos típicos dos adolescentes do seu tempo. Mas é notório o orgulho com que fala da carreira académica: concluiu o mestrado em 1987, com uma tese sobre mobilidade urbana, e foi convidada a leccionar no Técnico, a cujos quadros pertence.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 

Especiais

Recuar
Avançar
PUBLICIDADE

Provedor do Leitor
Epaper
Feira do Livro


PATROCÍNIO
sondagem

Inquérito DN

Ajustamento do plano de ajuda financeira a Portugal é inevitável?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados




DN

Revistas de Imprensa

Revistas de Imprensa

Portugal

Grande Entrevista

Grande Entrevista

Desporto

Todas as notícias

Todas as notícias